🏆Vídeo: Leão S.A.F, minimalista no Albinão, garante o título da Taça FPF 2025

 


🏆Nos últimos 45 minutos da decisão o Cianorte mostrou disciplina tática, fez o B A B A, não inventou, isto é, não mudou de rota, manteve as características e o desenho tático. Méritos para o treinador e para toda comissão técnica . O Leão amassou o adversário e fez quatro gols, mostrando para o torcedor, que no futebol tem que se fazer o fácil, sem inventar, sem esquemas mirabolantes e altamente sofisticados,  a frase "no futebol tem que fazer o fácil" sugere que, apesar da complexidade do esporte, é possível jogar simples, sem deixar de lado as características do rigor tático definido pelo treinador e focar no que é importante num jogo de final, que é o gol. 
E por falar neles, nos noventa minutos foram cinco gols convertidos, sendo quatro deles no segundo e decisivo jogo em Cianorte no Albinão com uma torcida apaixonada pelo Leão do Vale, presente e contagiante. Quem viu, viu, quem não viu, não verá mais.

Foi uma demonstração de minimalismo futebolístico,
 assim descrevo a vitória do Leão do Vale - S.A.F. no jogo que decidiu a Taça FpF, O Cianorte superou o Azuriz por 4 a 0, na tarde de sábado (22),em pleno Albinão, com o placar o Leão do Vale assegurou o título da Taça FPF, edição 2025, lembrando que o Cianorte, na primeira partida da final derrotou o Azuriz por 1 a 0 em jogo realizado no Estádio Os Pioneiros, em Pato Branco, com o mando de campo do time pato-branquense. O Leão do Vale- S.A.F ao longo da competição, se consolidou como a melhor campanha;  o time disputou dez jogos no total, com seis vitórias, três empates e apenas uma derrota.

🏆Os gols da partida que assegurou ao Cianorte o título foram fruto de uma aplicação tática nunca dantes demonstrada pelo Cianorte em toda sua curta história, os gols do jogo foram marcados pelos atletas, Danilo Peu e Wágner Manaus, no primeiro tempo, e ainda, por João Prado, que marcou duas vezes.  Sete atletas dividiram a artilharia da competição, cada um com três gols marcados. Quatro deles foram do Cianorte: Caique Cálito, João Prado, Maranhão e Danilo Peu. Também figuraram entre os artilheiros Dioran, do Azuriz; Jean Gabriel, do Coritiba; e Adiel, do Rio Branco. Já o prêmio de goleiro menos vazado ficou com Benassi, do Coritiba.  Ainda vale lembrar que a
s equipes agora voltam as atenções para o Paranaense de 2026. O Cianorte estreia na competição no dia 7 de janeiro, quando recebe o Maringá no Albino Turbay. Já o Azuriz entra em campo no dia 8 de janeiro, diante do Cascavel, fora de casa, no Olímpico Regional.  
Com o título do Cianorte na Taça FPF, já temos os representantes do Estado na nova competição organizada pela CBF: será o Operário, campeão paranaense, e o Leão do Vale.






⚽Defendendo ''a minha'' tese de minimalismo no futebol (A dialética só será possível, com um feedback; agora, é por conta de vocês leitores)

🙃PS: ''Há quem diga, mas eu que escrevo essas notas, ,descordo com todas as minhas forças que o  minimalismo no futebol pode se referir a duas coisas principais: um estilo visual e de design de caracteres neutros; ou uma crítica ao futebol moderno, sugerindo que ele se tornou excessivamente tático, repetitivo e com excesso de marketing, perdendo a sua essência, o que tem levado a debates sobre se essa tendência pode "acabar com o futebol". 



                           👉POR MAGNO MOREIRA (tese minimalista) 

                           👀COLABOROU: UMDOIS ESPORTES (dados e estatísticas)🏆

                            👉VEJA NO VIDEO A BAIXO OS MELHORES MOMENTOS DO JOGO:


✌-Magno Moreira da Silva é radialista aposentado, sem dinheiro no exterior e sem amigos importantes, é alérgico a pessoas quizilentas, blogueiro desde 2007, é torcedor do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense e entusiasta do bom futebol, é cianortense - Pr, 1973, pai da Jessica e da Emanuelle ....( a primeira palmeirense e a segunda corintiana )? ? e é filho de um baiano corintiano e neto de um paulista também corintiano ... membro de uma família que só tem corintianos, desde os 37 tios e 63 primos, o cunhado, Marcelo, vem de uma nobre família de imigrantes alemães bávaros, badenses e suábios; todos corintianos! 

- Uma das irmãs, o urologista, a esposa e a cunhada torcem pelo Flamengo, tem até tio atleticano PR, pai de santo Flu - Fluzão, fisioterapeuta [a/o] corintiano, psiquiatra torcedor do Gurupi TO, dentista são-paulino, dono da padaria é Londrina, o oftalmo vascaíno, acupunturista santista, o cachorro é corintiano, gato santista, neurologista ateticano PR, dona da banca é Portuguesa, o locutor da Rádio é Colorado, um dos primos lá de Pinhais é paranista, camundongo botafoguense/RJ, açougueiro - Guarani/ SP, pastor são-paulino, padeiro é lusa do Canindé, time do galo despertador é ''galo'' - evidente, vizinha boa é Flamengo, vizinho da frente palmeirense doente, do lado santista, dos fundos pontepretano, tia cruzeirense, vigia é tricolor - esquadrão de aço - BA ''minha Porra'' o prefeito é Corintiano, vereador também Corintiano - ''só para não contrariar o prefeito'' deputado é Palmeiras, o entregador do lanche: Ituano, Papa é San Lorenzo, caixa do banco é Coritiba, o barbeiro bonachão torce pelo Londrina EC, o futuro presidente é corintiano, atual é botafogo no Rio e Palmeiras em SP, no Paraná torce pelo Operário, em Brasília pelo Gama, no entanto a mãe desse blogueiro é gremista.

Descomplicando: 


Minimalismo é: 

1. princípio de reduzir ao mínimo o emprego de elementos ou recursos. 
2. artes plásticas escola de pintura abstrata que vê num quadro um objeto estruturado, composto basicamente de formas geométricas elementares executadas em estilo impessoal, reduzindo ao mínimo seus elementos.