Pular para o conteúdo principal
GE. Com 63 SAFs no Brasil, oito estados ainda não têm clubes que aderiram ao modelo; veja quais são
Desde 2021, com a Lei da SAF, clubes buscam sustentabilidade e competitividade; MG, PR e SP lideram o ranking, enquanto oito estados seguem sem clubes que adotaram o modelo
Desde 2021, quando a Lei nº 14.193/21 (Lei das SAFs) foi sancionada, o Brasil tem testemunhado um avanço considerável na transformação de clubes em sociedades empresariais. A medida visa não só garantir sustentabilidade e competitividade esportiva, mas também abrir novas possibilidades de gestão e captação de recursos. Ao todo, de acordo com um levantamento do ge, 63 clubes brasileiros já aderiram ao modelo SAF, com outros dois em processo de adesão. No entanto, oito estados ainda não têm nenhum clube que adotou esse modelo. No momento, dois clubes estão em processo de transformação e devem em breve se unir à lista: Botafogo-PB e Portuguesa. Além do clube paraibano e da equipe paulista, o Fluminense está no mercado em busca de investidores para fortalecer sua Sociedade Anônima de Futebol (SAF). Com a chegada de novembro e a proximidade do fim da temporada, o tema voltou à pauta nas Laranjeiras, e a expectativa é de avanços após o término do Campeonato Brasileiro.
No quantitativo geral dos clubes que adotaram o modelo, os estados de Minas Gerais, Paraná e São Paulo lideram o ranking nacional em número de SAFs registradas, com nove, 10 e 14 clubes, respectivamente.
Por outro lado, há ainda oito estados que seguem sem nenhum clube no formato SAF: Acre, Alagoas, Amapá, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pará, Piauí e Roraima. Esses estados, até o momento, não apresentam registros de clubes que adotaram o modelo de sociedade anônima.
Em contrapartida, existem estados onde apenas um clube, até o momento, optou pelo modelo SAF, como é o caso de Mato Grosso, que conta com o Cuiabá; da Paraíba, com o CSP; de Pernambuco, com o Flamengo-PE; do Rio Grande do Sul, com o Futebol com Vida; de Roraima, com o Monte Roraima; de Sergipe, com o Falcon; e de Tocantins, com o Capital FC.
PUBLICADO POR GE. Por Matheus Aquino — João Pessoa
16/11/2024 04h00