Seleção: Cadê aquele amarelo canarinho ?

 

👧Em 1914,  oito associações se uniram para criar a Federação Brasileira de Sports (FBS). Nesse ano, a Seleção Brasileira disputava sua primeira partida de futebol na história vestindo um uniforme branco com detalhes azuis. Essas duas cores continuaram predominando nas camisas e nos shorts da Seleção até a Copa de 1950. Após a derrota para o Uruguai na final, o "Maracanazo", passou-se a acreditar que o branco estava trazendo azar e o uniforme brasileiro precisava ser modificado. Por isso, em 1952, o jornal "Correio da Manhã", em parceria com a Confederação Brasileira de Desportos (CDB), criou um concurso para escolher o novo uniforme. O vencedor foi Aldyr Garcia Schlle, um gaúcho de 19 anos, que sugeriu a escolha de um uniforme amarelo com detalhes verdes, seguindo a lógica da bandeira. Na época do Império, o verde representava a cor da casa de Bragança (família de Dom Pedro I) e o amarelo a cor da casa de Lorena (pertencente à arquiduquesa dona Leopoldina, esposa de dom Pedro I).  Após a Proclamação da República, a bandeira herdou as cores do estandarte imperial, mas mudou os seus significados. O verde passou a representar a nossa vasta natureza e o amarelo a riqueza mineral das nossas terras.


👀Quando o Brasil entrar em campo pela primeira vez na Copa América 2024 para jogar contra a Costa Rica, vestirá a famosa camisa amarela. A camisa já foi um símbolo de patriotismo e é de sua cor amarela que vem o apelido da seleção brasileira, canarinho.  No entanto, o símbolo passa por um revés. Depois de ser usada por manifestantes a favor do impeachment da presidente Dilma Rousseff, em 2015 e 2016, a camisa ganhou uma forte carga política.  Ao se tornar emblema de certo pensamento político, foi rejeitada por aqueles que pensam diferente e alguns torcedores passaram a buscar uma alternativa para torcer durante as próximas competições em que disputar. 

😵Amarelo descorado: Falando dessa camisa amarela, amarelinha canarinho, observo  que a mesma vem perdendo a sua tonalidade característica  através dos tempos, note que o tom da amarelinha perdeu muito daquele tom canário dos anos 60 e 70; hoje em 2024, o tom da camisa da seleção passa longe daquela tonalidade canarinho - ouro das copas de 70 até a de 1986, o amarelo da nossa seleção está mais para o  zangão - limão.  O amarelo é uma cor mágica,  perfeita para iluminar o ambiente e dar um toque de vivacidade. Além disso, combina bem com cores mais neutras e pode se adaptar até a tons mais quentes. 
🙃 Camisa - canarinho: A Nike apresentou oficialmente as novas camisas da Seleção Brasileira para 2024-2025, temporada em que a equipe disputa a Copa América e busca uma vaga na Copa do Mundo através das Eliminatórias. Vale lembrar que a marca "Athleta" nascida em 1935,  foi escolhida pela empresa para identificar seus artigos esportivos. No início, fabricava meias e camisas para a prática de esportes amadores. Ela foi a fabricante das camisas oficiais da Seleção Brasileira de Futebol de 1954 a 1974.




                                                       
👽 Athleta ou Umbro?

Torcedores mais atentos sempre perceberam que nos jogos da Copa de 1970, o Brasil joga com camisas que traziam fontes diferentes, algumas vezes, as mesmas foram usadas no mesmo jogo, em tempos diferentes. A explicação para isso está nas fornecedoras das camisas da Seleção para aquela Copa, eram duas: Athleta e Umbro. “Ah Mantos, mas como isso era possível?” Antigamente não existia acordo de fornecimento de material esportivo e as Confederações encomendavam os fardamentos para que algumas fábricas fizessem as mesmas. Para aquele Mundial, além das peças da marca nacional Athleta, que já costumava vestir o escrete canarinho, a CBD também levou peças assinadas pela inglesa Umbro e cada marca tinha um estilo diferente de números, sendo as da Athleta com um estilo quadrado e a da Umbro com um estilo arredondado.  Naquela época, a Athleta costumeiramente fabricava os uniformes da Seleção, a marca inclusive já entrou em contato com o Mantos do Futebol no passado, afirmando que é um erro dizer que a Umbro forneceu os uniformes do time brasileiro em 1970, no entanto é um fato irrefutável que a Umbro também vestiu a Seleção naquele ano, e é fácil saber disso justamente pelas diferentes fontes vistas nas camisas durante as filmagens daquela Copa. Leia Mais em: Mantos do Futebol.


                       👲PESQUISA: MARCO ANTONIO MARÉLO PRETO  BRANCO