Pesquisa: Afinal Quem vai investir na SAF do Cianorte?

 

👀 Já não é mistério pra ninguém que o Leão do Vale vendeu 70% da sua Sociedade Anônima do Futebol (SAF) para um grupo de investidores coreanos. A negociação foi confirmada através do Depto de Comunicação Social do Clube no início de 2024.A  partir daí o time que compõe este  blog tem realizado uma devassa na web na busca de mais detalhes sobre a transação, e um artigo do site ''Última Divisão.com.br''  nos chamou a atenção por trazer novos detalhes sobre a parceria  que fez com que o Cianorte vendesse 70% de sua (SAF) para estrangeiros. Mas provavelmente existem muitos detalhes que envolvem essa negociação que ainda não foram revelados pela imprensa esportiva, certo disso esse blog ainda pesquisa incansavelmente para que todos detalhes desta parceria sejam revelados para o torcedor.

Com o novo acionista, o presidente Lucas Franzato deixou o cargo, mas foi informado que o dirigente seguirá trabalhando no clube. No lugar dele, Gustavo Carmo assumiu a presidência. O ex-jogador, que já trabalhou no Maringá, está no Cianorte desde 2022 - primeiro como coordenador técnico, depois como diretor executivo de futebol. O CEO da SAF será Bruno Martins, representante dos coreanos na administração. 

👽Valores: O Cianorte anunciou que vendeu a SAF e vai receber um investimento de pelo menos R$ 50 milhões em 10 anos.  Mas o site Última Divisão ficou com uma dúvida: afinal quem ia investir esse dinheiro no clube? Essa informação é importante para avaliar qualquer venda de SAF.  Inicialmente o Cianorte só divulgou que o investidor era um grupo coreano. Depois revelou o nome: Bright I Holdings. Inicialmente encontramos poucas informações sobre a empresa, mas agora conseguimos mais detalhes.  O ex-jogador Bruno Martins, que será representante do grupo no Brasil, falou com o UD e explicou melhor essa questão tão importante.  Primeiro ponto: não é uma empresa que já existia e vai investir no Cianorte. São dois coreanos, empresários de outras áreas, que criaram uma holding para começar a investir no futebol. Eles teriam consultado até o Banco Central para entender qual era a melhor forma de fazer esse investimento no Brasil. E assim foi feita a holding.

Não é algo incomum ou estranho: outras holdings internacionais investem no futebol brasileiro, como o City Group (Bahia) ou Eagle Football, do John Textor (Botafogo).

🙃Mas qual é a experiência desse grupo coreano com o futebol? 

De acordo com Bruno, um dos sócios era agente Fifa e tem grande conhecimento dos negócios da bola.  Nenhum deles quer aparecer demais, dar nomes ou chamar atenção. Mas vale informar: os coreanos teriam vindo ao Brasil para ver Cianorte x Corinthians pela Copa do Brasil.  A meta do Cianorte, a partir  de agora será galgar ainda mais no cenário do futebol nacional e  chegar na Série B em cerca de 5 ou 6 anos.  O time disputa a  Série D neste ano de 2024. E caso não suba, ainda não tem vaga garantida pra Série D 2025. Só poderia conquistar via estadual. 

⚽Paraná Clube vai incorporar o Cianorte?

Na primeira entrevista coletiva sobre a venda da SAF todas partes deixaram claro: o clube não será incorporado pelo Paraná Clube e nem vai mudar de cidade. A proibição está em contrato.

O Paraná, que está em processo de virar SAF e ser comprado, já cogitou essa incorporação, uma espécie de “fusão”. O ex-presidente do Cianorte, Lucas Franzato, disse que a proposta foi feita.  E era até mais vantajosa financeiramente. Mas ele recusou porque queria manter o projeto como é atualmente.

                                                     
                   😁PUBLICADO POR ÚLTIMA DIVISÃO ( LEIA AQUI O ARTIGO NO LINK DO SITE)

                                    🙂PESQUISA: CHRIS MARTINS SAINT LAURENT