Craques para sempre: Dirceu Lopes, o príncipe mineiro

 

👀Dirceu Lopes Mendes, mais conhecido como Príncipe (Pedro Leopoldo, 03 de setembro de 1946) Dirceu  colecionou títulos, brilhou com a dez de Cruzeiro. Também defendeu a Seleção brasileira, era ''cotado'' para ir ao México em 1970, se fosse a copa de 70 iria barrar o dez do Santos, ninguém mais ninguém menos que o Rei Pelé, Dirceu foi eleito o melhor meia dos campeonatos brasileiros de 1970 e 1971. 


Com João Saldanha no comando da seleção canarinho, Dirceu Lopes era nome certo para a Copa do Mundo de 1970 no México, mas foi cortado pelo novo técnico Mário Zagallo, que alegou já haver "muitos jogadores para a sua posição" no escrete. Com seu 1,62 metros, o Baixinho foi titular absoluto nos 12 anos em que atuou pelo Cruzeiro. Habilidoso e veloz, sua maior característica era arrancar pelo meio de campo com a bola dominada até a área adversária, vencendo seus marcadores com dribles desconcertantes.
Tais lances desarrumavam as defesas adversárias e abriam espaços para os companheiros de ataque ou então para si próprio, pois chutava muito bem, colocado, com força e precisão. A presença de Dirceu Lopes em campo era garantia de bom espetáculo e belos gols. Junto com Tostão, formou uma das maiores duplas ofensivas do mundo, comparável a Pelé e Coutinho, no Santos e Gerson e Jairzinho, no Botafogo. Atualmente, Dirceu Lopes Mendes é Secretário Municipal de Esportes da Prefeitura Municipal de Pedro Leopoldo, cidade onde reside. É Presidente de Honra da Associação Esportiva Pedro Leopoldo (AEPL), clube que disputa torneios da categoria júnior e investe na formação de novos craques para o futebol. Também mantém uma coluna esportiva chamada "O Príncipe e o Jornalista", ao lado do jornalista João Paulo Costa, que é publicada semanalmente em um jornal da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Pelo Fluminense jogou no ano de 1977, marcando 6 gols em 23 partidas. 

Atualmente, o ex-maravilhoso meia do Cruzeiro, de 1963 a 1977, é secretário de Esportes  de Pedro Leopoldo, sua cidade natal. É também revelador de craques, tendo três franquias das escolinhas de futebol da Raposa. Uma delas é na própria cidade de Pedro Leopoldo (MG), onde mora. A outra é na cidade de Conselheiro Lafaiete. Ele administra também o time do AEPL (Associação Esportiva Pedro Leopoldo).


                       FONTE: TERCEIRO TEMPO  (Que Fim Levou)
                                  
                         👀PESQUISA: MANU MOREIRA