Na primeira copa o Brasil jogou duas vezes, a participação foi apagada, com uma derrota e uma vitória, derrota para a Iugoslávia e vitória diante da Bolívia
O contexto da primeira edição da competição é caracterizado pela expansão e popularização do futebol pelo mundo. Nessa época, começava a profissionalização dos atletas nos países em que a modalidade já era tradicional. Ao lado de Uruguai, Argentina, Chile, Estado Unidos e Peru, o Brasil esteve presente no mundial, tendo uma performance discreta. Na primeira partida contra a Iugoslávia, os brasileiros demoraram a esquentar o jogo e a Iugoslávia marcou 2–0. Veio o segundo tempo e Preguinho marcou para o Brasil. Derrota: 2–1, João Coelho Neto o Preguinho, atleta do Fluminense, marcou o primeiro gol brasileiro na história das copas.
👩Brasil - Foto/1930: Em pé: Píndaro de Carvalho (Técnico), Brilhante, Fausto, Hermógenes, Itália, Joel e Fernando.
👩Brasil - Foto/1930: Em pé: Píndaro de Carvalho (Técnico), Brilhante, Fausto, Hermógenes, Itália, Joel e Fernando.
👉👽Ajoelhados: Poly, Nilo, Araken, Preguinho e Teóphilo.
Já na segunda partida, o Brasil venceu sem dificuldades a Bolívia, jogando com um time muito modificado os atacantes Moderato e Preguinho marcaram para o Brasil: 4–0.
O grande destaque do Brasil foi o centromédio Fausto, que ganhou o apelido de de "Maravilha Negra" pela crônica esportiva uruguaia.
O francês Jules Rimet foi o responsável por criar a competição em 1928, após assumir a presidência da Federação Internacional de Futebol (Fifa).
👉CONTEÚDO: BRASIL ESCOLAPESQUISA: CACÁ MORAES,O FIO DA VÉIA