O avião que se acidentou quando levava o elenco da Chapecoense até a Colômbia marcou muito as vidas dos brasileiros e do resto do mundo esportivo, mas muito antes dele, houve um outro acidente com uma aeronave que levava um time de futebol que chocou a Europa; Durante a disputa de um amistoso entre Itália e Portugal, realizado em fevereiro de 1949, a equipe italiana aplicou uma goleada de 4 a 1 sobre o adversário. Prestes a encerrar a carreira, Francisco Ferreira, capitão da equipe portuguesa, convenceu os dirigentes italianos a marcarem um amistoso entre o clube de Ferreira, o Benfica e o Torino, tetracampeão italiano.
Inicialmente contrário à disputa de um amistoso durante a reta final do campeonato italiano, o presidente do Torino, Ferrucio Novo, resolveu confirmar o amistoso para o mês de maio em Lisboa.
👀Grande Torino - 1949 |
A partida foi disputada no dia 3 de maio e seria vencida pelo Benfica por 4 a 3 diante de um público de 40 mil pessoas.
👉A aeronave:
O Fiat G.212 era um dos mais recentes projetos aeronáuticos da indústria italiana do Pós-Guerra. Criado como uma versão alongada do Fiat G.12, esse avião trimotor seria inicialmente desenvolvido para o transporte militar. Com a necessidade de reconstruir o setor de aviação civil do país, a Fiat adaptou o projeto e produziu a versão CP, com capacidade para 34 passageiros. A aeronave acidentada foi construída em 1947 e era a 5ª construída tendo recebido o prefixo I-ELCE.
A aeronave Fiat G.212, prefixo I-ELCE, da Avio Linee Italiane descolou após as 9 horas do Aeroporto da Portela, em Lisboa, e fez escala para reabastecimento em Barcelona às 13h15min, conforme previsto.
A descolagem do aeroporto de Barcelona ocorreu às 14h50min. Ao aproximar-se do espaço aéreo italiano, a tripulação recebe informe meteorológico indicando denso nevoeiro, com visibilidade horizontal abaixo de 40 m. Com isso, as 16h59, o comandante Pierluigi Meroni avisara a torre de Turim que estava iniciando os procedimentos de aproximação visual para realizar a aterrissagem.
Durante a manobra de aproximação, a aeronave desceu perigosamente e às 17h05min, bateu em cheio contra o muro posterior do terrapleno da Basílica de Superga, matando instantaneamente todos a bordo.
A tragédia abalou profundamente a Itália, cerca de 500 mil pessoas acompanharam o cortejo fúnebre da equipa, realizado no dia 6 de maio. O Torino era o melhor time da época, apelidado de Grande Torino, seria 4 vezes campeão de forma consecutiva e caminhava para o 5º título. Após a tragédia, a equipe do Torino decidiu colocar jogadores juvenis para concluir as 4 rodadas restantes do campeonato, no que foi seguida pelos principais times italianos. No final do campeonato, o Torino conquistou seu 5.º título.
O acidente acabou com a base da seleção italiana, que disputaria a Copa de 1950 no Brasil, viajando de navio (por conta do temor de nova tragédia aérea). A Itália foi eliminada na primeira fase.
Após a tragédia, o Torino entraria em decadência e só venceria o campeonato italiano em 1976.
Com exceção deste acidente envolvendo um time, outras ocorreriam nos anos vindouros, chocando também o mundo esportivo:
Oito jogadores do Manchester United morreram depois de um acidente a bordo do avião Airspeed AS-57 Ambassador da British European Airways. A aeronave tentava decolar em Munique, Alemanha, com destino a Manchester. O time inglês voltava da Iuguslávia depois de ter encarado o Etsrela Vermelha pela Copa da Europa. Haviam 44 pessoas a bordo. 20 morreram, incluindo os atletas citados.
Data: 16/7/1960.
Clube: Seleção olímpica da Dinamarca.
O avião De Havilland Dragon Rapide, fretado pela Associação Dinamarquesa de Futebol para levar a equipe olímpica para os Jogos da Itália, caiu em Oresund depois de sair do aeroporto de Copenhague. Oito pessoas morreram.
Data:3/4/1961.
Clube: Green Cross (Chile).
Depois de enfrentar o Provincial Osorno, a equipe Green Cross embarcou em um Douglas DC-3 da LAN e acabou se chocando contra a Cordilheira dos Andes no caminho para Santiago, capital chilena. 24 pessoas morreram ao todo. Oito eram jogadores do Green Cross, além do técnico e de um fisioterapeuta. Apenas em fevereiro do ano passado descobriram o local do acidente aéreo.
Data:26/9/1969.
Clube: The Strongest (Bolívia).
O time boliviano perdeu 16 jogadores e membros da comissão técnica em um acidente que matou 74 pessoas ao todo. A delegação do The Strongest estava voltando de Santa Cruz de La Sierra para La Paz, na Bolívia, a bordo de um Douglas DC-6 do Lloyd Aéreo Boliviano, que foi encontrado em Viloco apenas um dia depois.
Data: 11/8/1979
Clube: Pakhtakor Tashkent (Uzbequistão).
A equipe do Pakhtakor Tashkent estava no avião Tupolev Tu-134 rumo a Minsk, onde enfrentaria o Dinamo Minsk, mas, a aeronave se chocou com outro avião, um Tupolev Tu-134 da Aeroflot, quando ambos sobrevoavam a Ucrânia. Todas as 178 pessoas a bordo dos dois aviões morreram, incluindo 14 jogadores e três membros da comissão técnica.
1993 Seleção de Zâmbia.
🏐13/10/1972. Time de Rugby/ Uruguay.
O Voo Força Aérea Uruguaia 571, consistiu em um voo fretado que transportava 45 pessoas, incluindo uma equipe de rugby, seus amigos, familiares e associados que caiu na Cordilheira dos Andes em 13 de outubro de 1972, 16 passageiros sobreviveram ao desastre.
👉Fonte de pesquisas: Gazeta Esportiva, Fifa, Extracampo, WEB Foot blogs.
👩PESQUISA: SARAH ALICE SALES DE MORAES.