Craques para Sempre: Keirrison

 

👀Keirrison de Souza Carneiro, mais conhecido apenas como Keirrison (Dourados, 3 de dezembro de 1988), é um futebolista brasileiro que atuava como atacante. Keirrison foi revelado nas categorias de base do CENE, clube de seu estado natal; Mato Grosso Do Sul. Transferiu-se para o Coritiba, onde foi vice-artilheiro da Copa São Paulo em 2006 e artilheiro do clube nos campeonatos estaduais de 2006 e 2007. 
Logo na sua primeira competição nacional, a Série B de 2007, Keirrison marcou doze gols, sendo o artilheiro do seu time na competição. No início de 2008, foi noticiado o interesse do Palmeiras em contratar o jogador, através de uma parceria com a empresa Traffic. A transferência, contudo, acabou não se concretizando à época. 
👍No primeiro semestre de 2008, Keirrison foi campeão do Campeonato Paranaense. Também foi escolhido craque da competição, integrou a seleção do campeonato e foi o artilheiro do certame, com 18 gols. No dia 3 de agosto de 2008, o atacante jogou sua centésima partida com a camisa do Coritiba contra o Santos na Vila Belmiro, marcando os três gols que deram a vitória de sua equipe contra o time paulista. No dia 22 de novembro, Keirrison marcou quatro gols na vitória por 5-1 do Coritiba, novamente sobre o Santos. Após um ótimo Campeonato Brasileiro, que lhe rendeu diversos prêmios e a artilharia da competição, com vinte e um gols, junto com Washington e Kléber Pereira, e em um ano que chegou a marcar 41 gols e levando o Prêmio Friedenreich, Keirrison se transferiu para o Palmeiras. A transação foi oficializada em 15 de janeiro de 2009. Assim, 80% dos direitos federativos do atleta pertencem à empresa Traffic e 20% ao Palmeiras. 

Palmeiras 

Em seu jogo de estreia com a camisa alviverde, Keirrison marcou dois gols na vitória do Palmeiras sobre o Mogi Mirim, por 3 a 0. Foi o segundo maior artilheiro do Campeonato Paulista de 2009, com treze gols, ficando somente atrás de Pedrão, do Barueri, sendo até cotado a ir a Seleção Brasileira, tendo um início excepcional pelo Palmeiras, com media de 1,33 gols por partida, tendo o melhor início de um atacante do Palmeiras na história, com 16 gols em 14 jogos. Após cinco meses de clube, Keirrison se transferiu para o Barcelona. Sua saída foi contestada pelo técnico Vanderlei Luxemburgo, que afirmou ter sido pego de surpresa com a negociação. Por ter levado isso à imprensa em uma coletiva, o técnico foi demitido. 

👉Barcelona 

Keirrison foi contratado pelo Barcelona para a temporada 2009-10. A transação foi finalizada na tarde de uma sexta-feira (26 de junho de 2009) na Espanha por cerca de 15 milhões de euros (aproximadamente R$ 41 milhões). Nunca jogou uma partida oficial pelo clube, e foi emprestado ao Benfica. 

Benfica 

Em julho de 2009 o Benfica anunciou o acordo com o Barcelona para o empréstimo de Keirrison por uma temporada, mais uma por opção. No Benfica, Keirrison não teve muitas oportunidades, já que disputava a posição com uma grande quantidade de atacantes, tais como Saviola, Weldon, Pedro Mantorras, Óscar Cardozo e o capitão do clube Nuno Gomes. Durante a abertura do mercado no inverno europeu, o Benfica contratou mais dois atletas brasileiros: Alan Kardec e Éder Luís. 

Fiorentina 

Com a falta de oportunidades no clube de Lisboa, o clube italiano Fiorentina entrou em um acordo com o Barcelona e o Benfica para o empréstimo de dois anos com o clube com direito de comprar o jogador. Keirrison ocupara a vaga de Adrian Mutu, suspenso provisoriamente do futebol. Foi então que no dia 27 de fevereiro ele pode comemorar, enfim, um gol em solo europeu. No jogo entre Fiorentina e Lazio, válido pela 26ª rodada do Campeonato Italiano 09/10, em sua estréia pelo clube italiano, Keirrison aproveitou a chance após um cruzamento de Gobbi na área, e fez um gol. Após este, Keirrison fez seu segundo gol contra a Inter de Milão, no empate de 2 a 2. No clube de Florença, jogou 22 jogos e marcou 2 gols. 

Santos 

No dia 9 de julho de 2010, foi divulgado pela imprensa o empréstimo de Keirrison ao Santos. No clube, apresentou-se abaixo das expectativas, e foi reserva durante toda sua passagem. Fez parte do elenco que se tornou campeão da Copa Libertadores da América de 2011, e seu contrato de empréstimo terminou ao fim deste torneio. 

Cruzeiro 

Ao fim de sua passagem pelo Santos, retornou ao Barcelona, que não demonstrou interesse na permanência do jogador e emprestou-o novamente. O Cruzeiro, tendo uma ótima relação com o Santos, solicitou ao clube que renovasse o empréstimo junto ao Barcelona, para que o jogador pudesse ser repassado ao clube celeste, visto que o Cruzeiro não poderia solicitar o empréstimo diretamente ao Barcelona pelo fato de que a janela de transferências já estava fechada. O Santos aceitou a solicitação do clube mineiro que oficializou a contratação de Keirrison no dia 16 de agosto de 2011. Assim como nos empréstimos anteriores, Keirrison não teve atuações de destaque e marcou apenas 1 gol em 9 partidas pela equipe mineira no Campeonato Brasileiro. No dia 22 de março de 2012, o Cruzeiro liberou o jogador, para retornar ao Coritiba. 


Londrina 

Em março de 2016, Keirrison foi anunciado como novo reforço do Londrina, seu contrato com seu novo clube, terá cláusula de produtividade, contrato válido até o final de 2017. 

FC. Arouca 

Em janeiro de 2017, Keirrison foi anunciado como novo jogador do Futebol Clube Arouca de Portugal. Após um ano de pouco destaque no Londrina, o jogador chega ao ataque do time português com o contrato até o fim da temporada. 

 Volta ao Coritiba 

No dia 11 de julho de 2017, Keirrison assina um contrato válido por um ano com a diretoria Coxa-Branca. A 3ª passagem do jogador pelo clube paranaense se deve a um acordo feito juntamente com a diretoria do clube, a qual lhe devia cerca de R$3 milhões e 600 mil reais de um processo judicial movido pelo jogador que alegou salários atrasados do período de 2012 a 2015. O jogador irá usar as dependências do clube para poder se recuperar fisicamente podendo até, atuar pelo clube paranaense no estágio final da temporada de 2017. 

Seleção Brasileira 

Keirrison foi convocado pelo técnico Dunga para a Seleção Brasileira, em dezembro de 2007, quando jogou um amistoso não-oficial contra a Seleção do Brasileirão de 2007. O jogo visava testar jogadores para as Olimpíadas de 2008. Após este jogo, porém, não foi mais chamado.