👍De que maneira um torneio pode ser considerado competitivo? |
Foto: Comercial, eterno campeão, Folha de Londrina 2016
|
👉Qual é a fórmula? o que deve ser feito? caberá a quem encampar essa idéia? Em 2005 esse intrépido e incauto blogueiro entrevistou o Sr Aristides Mossambani, na época eram um dirigente ds Federação Paranaense de futebol, e o tema da entrevista foi: Como fortalecer o futebol do interior do estado? A resposta ''foi na base do Embromation'' Hoje pode se ver o futebol do interior do estado do Paraná alavancado pela presença do interior do estado nas últimas decisões do Campeonato Paranaense 2021 e 2022, Londrina, FC Cascavel foram destaques, finalistas no ano de 2021 e em 2022 o interior está muito bem representado pelo Maringá. O futebol maringaense perdeu o norte por muitos anos com o desaparecimento do cenário esportivo do Grêmio de Maringá, o Grêmio Maringá, tradicional clube da cidade de Maringá, foi tri-campeão estadual (1963, 1964 e 1977) e 4 vezes vice-campeão paranaense (1965, 1967, 1981 e 2002). Esse Grêmio Maringá, tem história já até jogou na elite do futebol brasileiro, foi uma pedra no sapato do nosso saudoso Cianorte Associação Física Desportiva, os jogos entre o Grêmio Maringá e o CAFE, ficaram célebres, ínclitos, era o derby do noroeste do Paraná, outro caso que pode ser comparado foram os memoráveis jogos entre o Grêmio Maringá e o Londrina. Ainda sim o futebol do interior do estado deve ser fortalecido, e cabe a Federação Paranaense a tarefa de promover esse processo de tornar o futebol do interior forte e ainda mais competitivo, não existe receita pra essa empreitada, talvez recorrendo e pedindo auxílio a profissionais ligados a área de publicidade e propaganda seja o início desse longo e árduo processo. Uma tabela mais intuitiva criando talvez uma outra taça voltada para o interior e projetando um campeão do interior com premiação financeira como fazem as Ligas amadoras. Prestígio é o que o futebol interiorano do estado do Paraná precisa para que seja rotina a presença de um ou dois representantes do interior figurarem como finalistas, como em 1961 com a decisão entre o Comercial de Cornélio Procópio e o Operário Ferroviário com Jacarezinho figurando como terceiro colocado empurrando Coritiba para o distante quarto lugar, como um mero retardatário. |
FC Cascavel x Londrina EC. decisão do estadual de 2021
|
Evidente que o modelo do Paranaense de 1961 não pode jamais ser aplicado aos dias de hoje, rememorando 1961; a edição contou com a participação de 37 times , divididos em três grupos (ou zonas) e ultrapassando, em quantidade, as inscrições das edições anteriores.
👀
👃
👅
O grupo “Zona Sul” contou com quinze times enquanto o grupo “Zona Norte Novo” teve doze agremiações. O grupo “Zona Norte Velho” (ou Setentrião) foi disputado por dez.
⚽PESQUISA: MAGNO MOREIRA⚾
👉👽👈
✌-Magno Moreira da Silva é radialista aposentado, sem dinheiro no exterior e sem amigos importantes, é alérgico a pessoas quizilentas, blogueiro desde 2007, é torcedor do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense e entusiasta do bom futebol, é cianortense - Pr, 1973, pai da Jessica e da Emanuelle ....( a primeira palmeirense e a segunda corintiana )? ? e é filho de um baiano corintiano e neto de um paulista também corintiano ... membro de uma família que só tem corintianos, desde os 37 tios e 63 primos, o cunhado, Marcelo, de família de imigrantes alemães bávaros, badenses e suábios; todos corintianos!
- Uma das irmãs, a esposa e a cunhada torcem pelo Flamengo, tem até tio atleticano PR, urologista Flu - Fluzão, fisioterapeuta [a/o] corintiano, psiquiatra torcedor do Gurupi TO, dentista são-paulino, oftalmo vascaíno, acupunturista santista, o cachorro é corintiano, gato santista, neurologista ateticano PR, primo paranista, camundongo botafoguense/RJ, pastor são-paulino, vizinho da frente palmeirense, do lado santista , dos fundos pontepretano, tia cruzeirense, vigia tricolor - esquadrão de aço, BA, no entanto a mãe é gremista.👀 ...Ufa!