👉Por: Marco Antônio de Paula Franco👈
✌A FOTO QUE VIROU SAUDADE: A SELEÇÃO DA LARFC NUM QUADRANGULAR CONTRA MATSUBARA, GRÊMIO MARINGÁ E O SUB-20 DO INTERNACIONAL DE PORTO ALEGRE, EM 1987.👌
O nosso futebol era estritamente amador – o CAFÉ tinha deixado de existir em 1972 – mas o João Villela (João Bola) comandava o futebol da nossa região, como presidente do Leão do Vale, o Cianorte Esporte Clube e também presidente da LARFC-LIGA AMADORA DE FUTEBOL DE CIANORTE E REGIÃO.
E o Bola vivia querendo promover grandes jogos, pois o seu sonho era, imagino, montar um time profissional, e tanto é verdade que em 1993 – 21 anos depois da extinção do CAFÉ – ele Bola finalmente realizou seu sonho e ingressou seu time, a partir daí como profissional, na 3ª Divisão do Futebol Paranaense.
O problema é que o Bola era muito humilde, e não tinha condição nenhuma de bancar despesas deste vulto, nem tinha apoio de poder público, nem de empresários, só migalhas, mas nunca abandonou este ideal e hoje existe futebol profissional – e dos bons – em Cianorte, primeiro por esta obstinação dele e agora pela capacidade e amor destes dirigentes atuais.
E eu tinha esta foto bonita, muito bem tirada, com esta cor imponente – o verde -, mas não sabia a sua história, e toda foto traz atrás de si uma história, então resolvi procurar o Zebrinha, e ele que foi um dos melhores laterais do nosso futebol amador – a prova maior é que está na foto e em muitas que já publicamos – nos disse a história - e que história! – que se passou naquela época.
- Era junho de 1987, Marcão – disse o lateral; - O João Bola fez uma Seleção Regional e trouxe os times profissionais do Matsubara, do Grêmio Maringá – o Grêmio era um dos melhores times do Paraná, era sua época de ouro que começou em 77 com aquele título estadual em cima do Coritiba – e a equipe Sub-20 do Internacional de Porto Alegre.
- No sábado – continuou Zebrinha – perdemos nos pênaltis para o Matsubara e o Grêmio Maringá venceu o Inter; no domingo, na luta pelo terceiro lugar perdemos de 4 x 0 para o Inter e o Grêmio foi campeão em cima do Matsubara.
Estes jogadores da foto viviam grande momento técnico, eu me lembro por exemplo deste volante o Ambrósio, era um senhor jogador, na época tinha o Toninho Cerezo no Atlético-MG e ele lembrava o jeitão do Cerezo com “aquelas pernas amarradas para correr”.
O atacante Oscarzinho, baixinho, fazia gols de cabeça – era muito inteligente; o Zebrinha sempre apoiou muito, não era de driblar, fazia o simples, tocava e saía para receber.
👀O Dedinho, o Betão Karapalida, o Mirim chutava muito forte, era realmente uma equipe simplesmente SENSACIONAL!
Pronto, acabou o mistério da foto!
Da esquerda para a direita, de pé:
LARFC – GENINHO (de Umuarama, jogador do Japurá), ZÉ PAULO (Japurá), JOÃO ROBERTO (Tuneirense), AMBRÓSIO (de Campo Mourão, jogador do Japurá), BETÃO KARAPALIDA (Cianorte), ZEZÃO DO BAMERINDUS (Cianorte), e JAIR (Japurá).
Agachados, na mesma ordem: LELÉ (Japurá), DEDINHO (Cianorte), ZEBRINHA (Cianorte), OSCARZINHO (Cianorte), LEBRÃO (Japurá) e MIRIM (Japurá).