Baianinho; consolidado o grande nome do caratê em Cianorte nos últimos 40 anos

😁''O caratê para Baianinho é uma arte marcial que promove a disciplina, cautela, frequência cardíaca e cerebral, harmonia espiritual, o autodomínio, distanciamento e autocontrole, nunca devendo ser usada como instrumento de agressão''🙂 

 

  Baianinho é o carateca da esquerda 

O caratê surgiu no século XVIII em Okinawa, Sul do Japão, época em que as armas eram proibidas naquela região, e por isso fez com que muitas nações praticassem as artes marciais desarmadas, dando origem ao Caratê.
 
 
  
Caratê é uma palavra japonesa que significa “mãos vazias”. Em Português do Brasil, a grafia correta da palavra é “caratê” (com “c” e com acento circunflexo), contudo é comum encontrar escrita com "k". 

 Os praticantes de caratê são denominados “caratecas”. Muitas artes marciais incluem várias técnicas de respiração que também são consideradas meditação. Esta forma de meditação faz parte de artes marciais como Caratê, Kung Fu e Tai Chi. 
Como esse intrépido e incauto blogueiro já expôs no início dessa publicação a palavra Caratê é de origem japonesa, e significa "mãos vazias". Kara = vazio / Tê = mão. 

      O Caratê em Cianorte tem nome:
Oclaudio Fernandes, isso, Oclaudio Fernandes, mais conhecido na cidade como ''Baianinho'' é pioneiro na arte do caratê na Capital do Vestuário, professor e praticante, esteve em muitas competições defendendo o nome de Cianorte, está dentro do caratê há aproximadamente  quatro décadas.

POR MAGNO MOREIRA

 
Magno Moreira da Silva é radialista aposentado, sem dinheiro no exterior e sem amigos importantes, é blogueiro não é joranalista, muito embora tenha paixão pelo jornalismo ético e transparente, não tem vínculo com nenhuma empresa no ramo jornalístico, Magno é alérgico a pessoas quizilentas, torcedor do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense e entusiasta do bom futebol, é cianortense - Pr, 1973, pai da Jessica e da Emanuelle ....( a primeira palmeirense e a segunda corintiana )? ? e é filho de um baiano corintiano e neto de um paulista também corintiano ... membro de uma família que só tem corintianos, desde os 37 tios e 63 primos, o cunhado, Marcelo, de família de imigrantes alemães bávaros, badenses e suábios; todos corintianos! 

 - Uma das irmãs, a esposa e a cunhada torcem pelo Flamengo, tem até tio atleticano PR e primo paranista, no entanto a mãe é gremista.