Gerson e Pelé |
O futebol evoluiu e os Pontas de lança desapareceram
O “Ponta de Lança” era uma posição no futebol muito importante em uma equipe.
Ele municiava a criação de jogadas tanto com gols quanto em assistências e geralmente era o mais habilidoso do time.
Campo virtual em que a formação é um 4-3-3. Perceba que o “Ponta de Lança” se localiza mais próximo do “Centro-Avante” e está à frente do “Meia-Armador”. Essa região onde há uma tendência maior de criação de jogadas chamamos de “Zona 14”.
Como uma ponta de uma lança utilizada por soldados em séculos passados, o jogador em teoria, fica espetado em uma linha de frente e intercala a zona de meio-campo/ataque, sem uma ponta, a lança perde a utilidade não concorda?
- É exatamente por isso que em todos os times havia um jogador dessa posição,pois com ele havia uma maior agressividade e a busca incessante pelo gol, dando um maior controle na ligação meio e ataque.
Isso muda quando há o surgimento de formações diferentes no futebol. Tendo em vista que por exemplo, um meia mais recuado tido como volante passa a ser o meia articulador.
Há muitas confusões entre o meia tido como “clássico” que dizem desapareceu no futebol brasileiro.
No passado esses articuladores seriam utilizados na segunda posição de meio-campo, como um legítimo camisa 8. Gérson de Oliveira, foto, um meia “clássico” que é sempre lembrado de grandes times como a seleção de 1970.Os “meias” goleadores que eram chamados de “Ponta de Lança” vestiam geralmente a camisa 10, como Pelé e Zico.
Também podemos observar a filosofia de jogo que mudou conforme o tempo, hoje os meias mais avançados devem recuar prontamente para marcar, o que fez com que meias agressivos ficassem mais reativos, isto é, variam seu estilo de jogo de acordo com o momento, seja no ataque ou na defesa.
Pelé e Zico são bons exemplos da posição “Ponta de Lança”, pois tinham características de proporcionar gols e assistências sendo os grandes protagonistas para seus respectivos times.
Pesquisa: Max Sanders Smith