Efeito do Esporte Adaptado na qualidade de vida de crianças com Paralisia Cerebral

 


''O EFEITO DO ESPORTE ADAPTADO NA QUALIDADE DE VIDA E NO PERFIL BIOPSICOSSOCIAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM PARALISIA CEREBRAL''

De acordo com publicação do site SciELO Brasil, artigo ligado a Revista Paulista de Pediatria, dezessete crianças/adolescentes praticaram o EA e foram reavaliados apĂłs um ano. Foi observada melhora significativa nas dimensĂ”es transferĂȘncias e mobilidade (p=0,009), função e extremidade superior (p=0,021) e função global (p=0,004) do IARRP. 
-Houve melhora significativa considerando as sĂ­ndromes problemas de atenção (p=0,026) e problemas de dĂ©ficit de atenção e hiperatividade (p=0,008) na anĂĄlise do Manual DiagnĂłstico e EstatĂ­stico de Transtornos Mentais (DSM) Orientado (CBCL). 

-Crianças com diplegia obtiveram mais benefĂ­cio que aquelas com hemiplegia em relação Ă s dimensĂ”es dor e conforto (p=0,02) e dimensĂŁo global (p=0,027) (IARPP). Os meninos apresentaram maiores escores em total de competĂȘncia (p=0,048); o grupo extremamente pobre obteve maiores Ă­ndices na sĂ­ndrome quebrar regras (p=0,008). 


-ConclusĂŁo: O EA apresentou efeito positivo na QV e no perfil biopsicossocial das crianças e dos adolescentes com PC dessa amostra, especialmente considerando: função global e de extremidades superiores, capacidade para transferĂȘncias e mobilidade, e benefĂ­cios nos problemas relacionados Ă s dificuldades na atenção.

   PESQUISA: MAGNO MOREIRA


-Magno Ă© radialista aposentado, sem dinheiro no exterior e sem amigos importantes, alĂ©rgico a pessoas quizilentas, Pato donald Ă© um ''ser quizilento'' 
-É torcedor do GrĂȘmio Foot-Ball Porto Alegrense e entusiasta do bom futebol, Ă© cianortense - Pr, 1973, pai da Jessica e da Emanuelle ....( a primeira palmeirense e a segunda corintiana )? ? e Ă© filho de um baiano corintiano e neto de um paulista tambĂ©m corintiano ... membro de uma famĂ­lia que sĂł tem corintianos, desde os 37 tios e 63 primos, o cunhado, Marcelo, de famĂ­lia de imigrantes alemĂŁes bĂĄvaros, badenses e suĂĄbios; todos corintianos! 


 - Uma das irmĂŁs, a esposa e a cunhada torcem pelo Flamengo, tem atĂ© tio atleticano PR e primo paranista, no entanto a mĂŁe Ă© gremista; ...uma mĂŁe gremista, tinha que ter alguma coisa boa e que valesse a pena na histĂłria desse intrĂ©pido, incauto e nĂŁo - quizilento blogueiro!