1938: VÍDEO - Brasil, graças a Leônidas, consolidou - se para o futebol mundial na década de 30

Leônidas defendeu o Brasil nas copas 34 e 38, numa época que a Seleção jogava de camisas brancas, assim foi até 1950


Leônidas da Silva, também conhecido apenas como Leônidas, (Rio de Janeiro, 6 de setembro de 1913 — Cotia, 24 de janeiro de 2004) foi um futebolista e técnico brasileiro. 
-Conhecido também como "Homem-Borracha" ou "Diamante Negro", é considerado um dos mais importantes atacantes do futebol brasileiro na primeira metade do século XX - 

-O apelido de "Diamante Negro" foi dado pelo jornalista francês Raymond Thourmagem, da revista Paris Match, maravilhado pela habilidade do brasileiro.   

 -De 1920 até 1950 Leônidas da Silva jogou pelo São Cristóvão, Syrio Libanez, Bonsucesso ,Peñarol, Vasco da Gama, SC Brasil, Botafogo, Seleção Brasileira nos anos 30 - duas copas ,Flamengo e São Paulo - Pela Seleção Brasileira de Futebol, atuou nas Copas de 1934 e 1938, tendo marcado nove gols na história do torneio. É um dos maiores artilheiros da história da seleção "canarinho", com 37 gols em 37 partidas disputadas.
-O "Diamante Negro", logo na estreia, foi o responsável por metade dos gols brasileiros na vitória por 6 a 5 sobre a Polônia. E o último, já na prorrogação, foi marcado pelo atacante com os pés descalços

 

                              *Brasil no Mundial de 38 na França

-Na Opinião desse intrépido e incauto blogueiro, o futebol brasileiro só foi ter projeção mundial e um nome de craque em 1938, A edição de 1938 da Copa do Mundo de Futebol marcou a terceira participação da Seleção Brasileira de Futebol no torneio



VÍDEO:

-O Brasil era um dos seis países que haviam disputado o Mundial de 1930, ao lado das seleções da França, Romênia, Bélgica, da Argentina e dos Estados Unidos. Leônidas da Silva, atacante que imortalizou a bicicleta no futebol, jogou as Copas do Mundo de 1934 e 1938.

 Em 34, na Itália, a Seleção Brasileira caiu ainda na primeira partida, contra a Espanha. Porém, em 38, na França, o Brasil foi longe e levou o terceiro lugar liderado pelo "Diamante Negro". 

-Leônidas foi o artilheiro da Copa de 1938, com sete gols, e tornou-se o primeiro jogador brasileiro com destaque em um Mundial e goleador máximo da competição. 

Mesmo eliminada pela Itália, a Seleção Brasileira jogou a disputa pelo terceiro lugar no Mundial.

                                Conteúdo: TV Cultura
                              Pesquisa: Magno Moreira


-Magno é radialista aposentado, de sangue lusitano, sem dinheiro no exterior e sem amigos importantes, alérgico a pessoas quizilentas, é torcedor do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense e entusiasta do bom futebol, é cianortense - Pr, 1973, pai da Jessica e da Emanuelle ....( a primeira palmeirense e a segunda corintiana )? ? e é filho de um baiano corintiano e neto de um paulista também corintiano ... membro de uma família que só tem corintianos, desde os 37 tios e 63 primos, o cunhado, Marcelo, de família de imigrantes alemães bávaros, badenses e suábios; todos corintianos! 

- Uma das irmãs, a esposa e a cunhada torcem pelo Flamengo, tem até tio atleticano PR e primo paranista, no entanto a mãe é gremista; ...uma mãe gremista, tinha que ter alguma coisa boa e que valesse a pena na história desse intrépido, incauto e não - quizilento blogueiro!