É justo dizer que o mercado de transferências de futebol foi levado para outro nível nos últimos anos. Mas como o nível técnico parece ser menor, quanto valeriam estes craques, hoje?
Longe estão os dias em que um milhão de libras poderiam comprar um jogador decente. Hoje em dia, parece que a norma entre os clubes mais poderosos é gastar o PIB de um país pequeno em um jogador que nem é tão unânime assim.
As equipes da Premier League distribuíram um recorde de 1.5 bilhão de Euros durante a janela de transferências no verão passado - um aumento de 22% em relação ao verão anterior. Com os principais times do mundo finalizando suas contratações para a temporada que já começou, nós pudemos ver em quem os grandes clubes da Europa acreditam e gastaram rios de dinheiro para ter em seus elencos.
Mas será que estes jogadores são tão bons assim?
O inigualável e revolucionário Johan Cruyff foi transferido do Ajax para Barcelona pela ridícula quantia de 100.000 Euros em 1973. Este foi um valor recorde na época. Mas mesmo se considerarmos a inflação e todo tipo de correção, este valor a pouco mais de 10 milhões de Euros atualmente. Será que um jogador como Cruyff custaria “só” 10 milhões de Euros? Nós temos certeza que não, e isso nos fez pensar, quanto os craques clássicos custariam no mercado de hoje?
Como nós resolvemos isso?
Para descobrir isso, comparamos as estatísticas de algumas grandes transferências dos últimos tempos com as transações destas lendas do esporte na mesma idade dos atletas atuais, para estimar seu valor com base em suas estatísticas principais: gols ou “clean sheets” (jogos sem sofrer gols).
Por exemplo, comparamos o recorde de gols de Diego Maradona aos 24 anos com Romelu Lukaku.
Se os jogadores tivessem ganho a mais alta honra individual no futebol, a Bola de Ouro, quando atingissem a idade da amostra, aumentamos a taxa de transferência em 36,6%, o que foi calculado usando o aumento médio do valor de mercado dos jogadores após vencer o prestigioso prêmio (dados de valor de mercado do transfermarkt).
Pelé - 384.309.900 Euros
Em comparação com: Neymar Jr
Idade: 25 anos
Gols: 515
A máquina de gols brasileira já havia marcado 461 gols pelo Santos aos 25 anos (a mesma idade de Neymar Jr na época de sua transferência para o PSG) e, usando nossos cálculos, isso teria dado a ele o maior valor de transferência da lista.
Pelé nunca ganhou uma Bola de Ouro durante sua carreira, um fato ultrajante, considerando que ele venceu a Copa do Mundo três vezes, a Copa Libertadores duas vezes, a Série A seis vezes e o Campeonato Paulista dez vezes, tudo isso com uma quantidade obscena de gols.
Ferenc Puskás - 283.250.630 Euros
Em comparação com: Neymar Jr
Idade: 25 anos
Gols: 379
Quando Ferenc Puskás morreu em 2006, milhões de húngaros foram às ruas para honrá-lo. Puskás foi um herói da seleção nacional, levando-os para a final em 1954, e o melhor jogador da história da Hungria.
Puskás foi um herói tanto no Budapest Honvéd, quanto no Real Madrid durante sua ilustre carreira, e seu inacreditável número de gols aos 25 anos lhe renderia uma enorme movimentação de dinheiro no mercado atual.
Johan Cruyff - 264.965.800 Euros
Comparado a: Alexandre Lacazette
Idade: 27 anos
Gols: 250
“Sem ele, não haveria Pep Guardiola, nem Leo Messi, nem Xavi nem Andrés Iniesta.” - Graham Hunter, jornalista de futebol.
Johan Cruyff mudou a maneira como o Barcelona e o mundo viam o futebol.
Sua habilidade, técnica e capacidade de quebrar paradigmas foi sentida em todo o mundo, isso sem falar de seu impecável número de gols.
Comparamos o seu saldo de 250 gols e duas vitórias em Ballon d'Or aos 26 anos, com o atacante do Arsenal, Alexandre Lacazette, o que lhe renderia uma transferência de 264 milhões de Euros.media
George Best – 171.899.300 Euros
Comparado a: Gylfi Sigurdsson
Idade: 27 anos
Objetivos: 190
Um ícone do futebol problemático, George Best foi famoso por seu ritmo empolgante, habilidade e impressionante recorde de gols e assistências.
A lenda do Manchester United passou a maior parte da sua carreira na primeira divisão inglesa, vencendo a liga duas vezes e ganhando o Ballon d'Or em 1968.
Michel Platini – 169.709.500 Euros
Comparado a: Gylfi Sigurdsson
Idade: 27 anos
Gols: 255
Vencedor do Ballon d'Or três vezes ao longo da sua vida, o maestro francês é um dos melhores jogadores de todos os tempos. Aos 27 anos, Platini já havia vencido a Ligue 2 com o Nancy e a Ligue 1 com o Saint-Étienne, e continuaria a ganhar diversos campeonatos na Juventus.
Ronaldo - 145.233.120 Euros
Comparado à Neymar Jr.
Idade: 21 anos
Gols: 145
Quando trocou o Barça pela Inter de Milão, em 1997, o montante pago pelo clube italiano foi de 28 milhões de euros, pechincha no mercado atual. No entanto, para contar com um jogador como Ronaldo nos dias de hoje, qualquer clube teria que investir, pelo menos uns cem milhões a mais. Para se ter ideia, quando Neymar foi do Santos para o Barcelona, o clube catalão desembolsou 88,6 milhões de Euros. E aqui, contabilizamos, além do Ballon D’Or vencido por Ronaldo aos 20 anos, seu título mundial pela seleção, já que ele fez parte do elenco do tetra, em 1994.
Paolo Maldini - 121.533.900 Euros
Comparado a: Kyle Walker
Idade: 27 anos
Clean Sheets: 131
Como parte de sua parceria com Franco Baresi, Maldini foi integrante da defesa inquebrável do Milan. Eles sofreram apenas 23 gols em 196 partidas, uma façanha incrível, considerando que enfrentaram nomes como Roberto Baggio, Gianfranco Zola e Gabriel Batistuta.media
Fonte: Getty Images
Thierry Henry – 112.774.700 Euros
Comparado a: Alexandre Lacazette
Idade: 26 anos
Gols: 185
Possivelmente a principal peça dos "invencíveis" do Arsenal e um verdadeiro ícone da Premier League moderna, Thierry Henry é digno de seu altíssimo preço moderno. Ele já havia marcado 185 gols pelo clube e pelo país aos 26 anos e venceu a Ligue 1, a Premier League e a Copa do Mundo.
Diego Maradona – 102.920.600 Euros
Comparado a: Romelu Lukaku
Idade: 24 anos
Gols: 210
O que mais pode ser dito sobre Maradona? Uma força da natureza em seu auge, Maradona havia conseguido 210 gols aos 24 anos.
Nós comparamos Maradona com o atual astro da Internazionale, Romelu Lukaku, que na época utilizada na comparação, se transferiu para o Manchester United.
PESQUISA: MAGNO MOREIRA