Modalidades olímpicas: beisebol

 

O beisebol não tem muita tradição no Brasil e pode ser um pouco confuso para quem não está acostumado a assistir a partidas. Que tal conhecer um pouco mais sobre esse esporte para poder acompanhar melhor os jogos? 

 Equipamento 

 Os equipamentos básicos necessários para jogar beisebol são a bola, o taco e a luva. O taco é feito de madeira ou metal e pesa até 1 kg, de acordo com o material escolhido. 

O comprimento do taco depende da altura do jogador, chegando a, no máximo, 42 polegadas (cerca de 107 cm). A circunferência da parte mais fina não deve ultrapassar 7 cm. 

 A bola de beisebol é feita em borracha ou cortiça coberta por dois pedaços de couro, cortados em formato de amendoim e, geralmente, com costura vermelha. A bolinha tem de 22,9 cm a 23,5 cm de circunferência e pesa entre 142 g e 149 g. A luva de beisebol é feita em couro e foi desenvolvida em um formato que facilita a pegada da bolinha. 

 Duração 

 Diferentemente do que acontece em muitos jogos com bola, a partida de beisebol não é determinada pelo tempo de duração. Se o nível das equipes estiver bastante equilibrado, a partida pode levar horas. 

O que determina o fim do jogo é o número de eliminações que acontecem. A cada 3 eliminações é encerrado um turno. São dois turnos por entrada. No primeiro, chamado parte alta, a equipe da casa defende e, no segundo, a parte baixa, ataca. 

O jogo termina com 9 entradas no total, desde que não haja empate. Se ao fim de 9 entradas estiver tudo igual, são jogadas mais entradas até o desempate. 

Campo 😃

O campo de beisebol é bastante diferente das demais modalidades com bola. O espaço é em formato de diamante. O arremessador fica no centro desse quadrado, no chamado montinho, e o rebatedor, no canto da extremidade do campo, chamado home plate (equivalente à quarta base). 

As outras arestas, começando pela localizada à direita do rebatedor, são as primeira, segunda e terceira bases. A distância entre elas é de 27,5 m. Além do diamante, há uma área determinada por um segmento de círculo, chamada infield ou campo interno, onde ficam 4 jogadores da defesa. Depois desta área, no chamado outfield ou campo externo, ficam mais 3 jogadores de defesa. 

Regras básicas 

 Por vez, entram em campo 9 jogadores do time que está defendendo e apenas 1 do time que está atacando, o rebatedor. O objetivo das equipes no beisebol é ter o maior número de corrida ou run (como são chamados os pontos na modalidade) no fim das 9 entradas. De maneira bem simplificada, para anotar uma corrida, o rebatedor precisa acertar a bolinha e correr pelas bases até voltar ao home plate.

 😁 O trabalho do time que está defendendo é impedir que ele consiga alcançar as bases e, assim, pontuar. Há diferentes maneiras de se conseguir uma eliminação, o que torna o entendimento do jogo um pouco complicado para quem está começando a acompanhar o beisebol. Uma das maneiras de ser eliminado é ter 3 strikes seguidos. 

Essa jogada chama strikeout. Os strikes acontecem quando o rebatedor não tenta a rebatida com a bola na zona de strike, o rebatedor tenta a rebatida e perde a bola ou o rebatedor manda a bola para fora do campo.

 Outra maneira de eliminar o rebatedor é o flyout, quando um jogador de defesa pega a bola antes que ela toque no chão. Também há o tag out, quando um jogador da defesa encosta a bola num corredor que não esteja em contato com uma base.

CONTEÚDO: www.netshoes.com.br

PESQUISA: MAGNO MOREIRA