😎 Um blogueiro perdido na Praia da macumba

 


👉Esse intrépido, incauto e trôpego blogueiro esteve na cidade do Rio de Janeiro em 1995 por conta de um dos jogos entre Botafogo x Santos, válidos pela decisão do Brasileirão; depois em Sampa o Botafogo seria campeão num jogo de arbitragem confusa. Na ocasião, na cidade maravilhosa, esse blogueiro saiu numa manhã  e foi  dar lá no Recreio dos Bandeirantes, onde existia na época ótimas livrarias por lá, depois esse blogueiro iria até a praia tomar água de coco, estava esse intrépido, trôpego e incauto blogueiro na Praia da Macumba quando  se deparou com uma  figura prosaica, aquela jovem de vinte poucos ou quase trinta anos  vestia a camisa do América, o Ameriquinha. Logo i
niciava se um bom bate papo, ela disse chamar se Maria,  bem depois descobria  se que tratava  de uma respeitada Ialorixá, mãe de terreiro, iyalorixá, iyá, ialaorixá, respeitada mãe de santo do morro da Mangueira. Sobre futebol ela  disse que torcia para o América , o clássico time carioca de muitas glórias. Maria estendeu seu braço no  ombro desse blogueiro trôpego e cochichou:''Suncê nunca vai vê home nium mudá de time, ele inté pode muda di muié , digreja, rcrensa, de santo, di marca de cerveja e jamé vai mudá di timi!'' sentenciou pra depois sair de cena, bem de fininho sem ao menos convidar esse intrépido, incauto e  trôpego blogueiro para conhecer seu abaitolar, esse   blogueiro ficou só, alí pasmado vendo Maria indo embora em meio ao tráfego carioca, e observando os surfistas desafiando as ondas e levando caldos de água salgada quando lembrou se de uma música do mestre Sivuca, regravada pelos mutantes,  e na medida que a tal mulher se distanciava da orla e se enfiava no em meio ao trânsito lento rumo aos Carvalhos do Recreio, esse blogueiro , já trôpego , incaito e intrépido viu se só a cantarolar - 

 ''Adeus, vou me embora meu bem, Chorar não ajuda ninguém, 
 Enxugue seu pranto de dor,
 Que a seca mal começou. Adeus, 
vou me embora Maria, Fulô do meu coração, 
 Eu voltarei qualquer dia, E só chover no sertão. 
 E os dias da minha volta, Eu conto na minha mão, 
 Adeus Maria Fulô, Marmeleiro amarelou, Adeus Maria Fulô, 
Olho d'água estorricou.'' 👀

                                 👽Magno Moreira 2018