Conheça os 4 campeonatos mais representativos do futebol brasileiro

 O Brasil é o país do futebol. Os campeonatos do futebol brasileiro, portanto, estão entre os mais equilibrados do mundo. Para conquistar um título ou mesmo um acesso para uma divisão superior, no Brasil, é preciso suar muito.


Em um lugar onde todos sabem um pouco sobre futebol, não é fácil ser um jogador ou treinador, e só os melhores conseguem se destacar.


Para conhecer um pouco mais a fundo o cenário de competições do futebol brasileiro, vamos, a seguir, explorar 4 dos campeonatos mais representativos do calendário nacional. Vamos nessa?


1. Campeonato Brasileiro de Futebol

Competição clássica do futebol brasileiro, divide em quatro divisões os melhores times do país. Mais de cem times estão espalhados entre as Séries A, B, C e D. Claro, o título máximo da primeira divisão é o mais valioso.


O Brasileirão, como é conhecido, é disputado desde 1971, apesar de que a CBF reconhece a competição desde 1959, mesmo que em formato e com nomeação diferentes. Palmeiras, Santos, Corinthians e Flamengo estão entre os maiores vencedores.


Comumente, o Brasileirão começa logo após os estaduais, em meados de maio, e vai até o fim do ano, em dezembro. Atualmente, a Série A da competição acontece no formato de pontos corridos em 38 rodadas.


2. Copa do Brasil

Entre os campeonatos do futebol brasileiro, a Copa do Brasil é uma competição que passou por algumas transformações nos últimos anos. Detalhes como número de participantes, fases e período de disputa foram ajustados. Quando o assunto é representatividade, é o campeonato mais democrático do país, dando a possibilidade de um time de menor expressão se juntar aos grandes nas fases finais.


Isso acontece porque as primeiras rodadas são eliminatórias regionais, com os times classificados pelos índices técnicos dos seus estaduais. Equipes como o Criciúma, o Santo André, o Paysandu e o Paulista de Jundiaí já conquistaram a competição.


Em inúmeras fases eliminatórias, de fevereiro até setembro o Brasil assiste ao que se tornou a principal competição mata-mata do futebol do país.


3. Campeonatos Estaduais

A grande maioria dos times do Brasil sobrevive por conta da disputa dos Estaduais. Sem mais oportunidades no calendário, uma boa classificação se torna uma situação de vida ou morte para tentar uma vaga na Série D, por exemplo.


Nos Estaduais, estão as histórias mais ricas do futebol brasileiro, com muita paixão envolvida em todos os estados. E não é improvável que um pequeno surpreenda e belisque um título, como aconteceu no Rio Grande do Sul em 2017, com o título do Novo Hamburgo em um território de Grêmio e Internacional.


Esses torneios acontecem sempre a partir de janeiro, abrindo a temporada do futebol.


4. Campeonato Brasileiro Feminino

Com séries A e B, o Campeonato Brasileiro Feminino tem crescido e evoluído a cada ano. Em um futuro próximo, times da Libertadores serão obrigados a manter equipes femininas para poder disputar a competição, o que auxilia na implementação de times em clubes mais tradicionais.


Não diferente do futebol masculino, o Brasil possui inúmeros talentos no futebol feminino, incluindo a maior jogadora da história, Marta.


O Brasileiro Feminino apresenta uma riqueza regional muito mais forte que a Série A, e seu formato de disputa levou mais de 40 mil pessoas para assistir ao Iranduba, do Amazonas, esse ano, um dos maiores públicos entre todos os campeonatos do futebol brasileiro.



PESQUISA: MAGNO MOREIRA