A origem do clube se deu pelo fato que o Klabin EC passou a ter a sua sede em Harmonia, com a expectativa de construir o seu estádio. Com o desenvolvimento da indústria e com a proposta de divulgar o nome de Monte Alegre, foi então quem em 1° de maio de 1946, o CAMA surgia para no futuro obter uma das mais importantes conquistas de sua história.
O primeiro presidente foi o senhor João Rangel de Barros. Mesmo já fundado, a equipe continuou utilizando o nome de Klabin EC por algum tempo. O escudo do clube, segundo informações, foi inspirado no brasão do Sport Clube Corinthians Paulista, com as cores branca e preta. O primeiro uniforme do CAMA, utilizando os calções brancos e camisas brancas com duas faixas horizontais na altura do peito e com o escudo no centro, e meias brancas com faixas horizontais pretas, foi usado em 25 de abril de 1948, num jogo contra o Vasco da Gama, de Ponta Grossa, tendo o time de Monte Alegre vencendo por 5 a 2. O estádio de Harmonia recebeu a denominação de “Estádio Dr. Horácio Klabin”, inaugurado em 10 de abril de 1949, numa partida entre o Clube Atlético Paranaense e o Corinthians Paulista, a partida encerrou empatada em 3 a 3. Com o passar dos anos, o estádio ganhou o apelido de “Cemitério de Líderes” , pois as equipes as equipes fortes sucumbiam diante do CAMA em seus domínios. O Campeonato Paranaense iniciou em 1915. Mas, foi somente 40 anos após a sua criação que o primeiro time do interior conquistou um título de campeão estadual.
O Clube Atlético Monte Alegre obteve a façanha inédita de conquistar o título paranaense em 1955. A equipe de Monte Alegre ergueu a taça na capital paranaense (Curitiba), no Estádio Joaquim Américo (Arena da Baixada), justamente contra o extinto time do Ferroviário. O clube de Telêmaco Borba, tem a alcunha de Pantera negra, como é conhecido na cidade. Somente cinco anos após sua inauguração (1946), o clube ingressou na Federação Paranaense de Futebol (FPF). Os responsáveis pela atitude foram Péricles Pacheco da Silva (anos depois, prefeito da cidade de Telêmaco Borba) e Cacildo Batista Arpelau, que inscreveram a equipe na FPF no dia 12 de março de 1951.
Logo, o primeiro jogo foi contra a equipe do Palestra Itália, em Curitiba, dois meses depois. Assim, o clube foi se estruturando entre as principais equipes do interior do Paraná. Pois, em 1952, ocorreu sua melhor participação em um campeonato, tendo a 4ª colocação no estadual e o artilheiro (Taíco). Anos depois, o time de Telêmaco Borba manteve a sua boa participação até conquistar o primeiro título do time no estadual de 1955. Maior conquista do C.A.M. A. Com ótimo desempenho e bons resultados em pouco tempo. O time obteve ótimas campanhas. Deste modo, o time teve a glória de seu primeiro título de campeão paranaense no ano de 1955. Em 28 partidas, teve 18 vitórias, 4 empates e apenas 6 derrotas.
Pesquisa - Magno Moreira
as.