Em todo país nos finais de ano e início temos o período conhecido por pré - temporada, ocorre o mesmo em todas modalidades esportivas, como vôlei, basquete, handebol e etc...em Cianorte, para o Leão do Vale, o ritimo de preparação é intenso. O método em toda parte é o mesmo.
No período de férias dos jogadores são verificados efeitos negativos na composição corporal (por exemplo, aumento do percentual de gordura e redução da massa livre de gordura) no desempenho de sprints com e sem mudanças de direção, e na potência muscular. Os efeitos de destreinamento também são evidentes para os resultados de parâmetros fisiológicos e de desempenho relacionados à resistência, com decréscimos no consumo máximo de oxigênio e no desempenho da corrida intermitente.
Os autores dessa revisão sistemática defendem que o período de férias precisa ser percebido como uma janela de oportunidade para os atletas se recuperarem e se “reconstruirem” para o início da temporada seguinte, que é iniciada com uma pré-temporada. Sendo assim, um recente estudo avaliou prospectivamente o efeito do nível de condicionamento físico adquirido na pré-temporada sobre a taxa de lesões que ocorriam durante a temporada competitiva de jogadores de futebol profissional.
O Cianorte FC começa a temporada com ``o maior gás`` devido a atenção a esses métodos por parte dos cartolas que desde o inicio da agremiação tem como regra ``pensar grande`` e de forma profissional. Todo o processo de preparação para uma nova temporada inicia com a contratação de um novo treinador e novos atletas que chegam para reforçar o elenco. Em complemento do processo são realizados os amistosos tendo em vista a definição do time ideal para a disputa da temporada.
Pesquisa - Magno Moreira e Sarah Alice Sales de Moraes