Futebol de botão, um jogo tipicamente brasileiro

Esse intrépido e incauto blogueiro praticou futebol de mesa por quase dez anos, dos 15 aos 25, sempre  me classificava  um jogador mediano, nota 5, com a ajuda dos meus colegas promovi campeonatos muito bem disputados, a última vez que peguei numa palheta foi quando venci meu cunhado corintiano, o Marcelo, pelo placar de 3x1, eu joguei com o meu jogo com botões do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense fabricado com resina azul vintage
 Resultado de imagem para futebol de botãoO futebol de botão (ou ainda futebol de mesa e futmesa) é um jogo simulado de futebol praticado com botões apropriados, que, de certa forma, representam os jogadores e são movidos com o auxílio de uma palheta; é praticado como um "passatempo" e como esporte oficialmente reconhecido sendo, nesta última condição, denominado "Futebol de Mesa".
Nota: Não confundir com o jogo chamado no Brasil de Pebolim, Totó ou Fla-Flu.

 Essa publicação é dedicada aos meus colegas de futebol de mesa, Jaílson, Marcelo Rufino, Alencar, Gilson e Timóteo.

Magno Moreira, outubro de 2019