A Final da Copa do Mundo FIFA de 1930 foi disputada pelos finalistas das Olimpíadas de 1928, Uruguai e Argentina.
A final foi disputada no Estádio Centenário em 30 de julho. Os portões do estádio foram abertos às oito horas, seis horas antes do pontapé de saída.
Vestimenta da arbitragem moderna
As bolas
Um desentendimento ofuscou a preparação para o jogo porque as equipes discordavam sobre quem deveria fornecer a bola, forçando a FIFA a intervir e decretar que a seleção argentina daria a bola para o primeiro tempo e a uruguaia daria a bola para o segundo.
O jogo terminou 4-2 para o Uruguai (que perdia por 2-1 no primeiro tempo), que acrescentou o título de vencedores da Copa do Mundo para o manto de Campeões Olímpicos, com Jules Rimet, presidente da FIFA, apresentando o troféu da Copa do Mundo, que foi mais tarde batizado com seu nome.
O dia seguinte foi declarado feriado nacional no Uruguai; na capital argentina, Buenos Aires, uma multidão atirou pedras no consulado uruguaio.
O último jogador vivo daquela final, Francisco Varallo (que jogou de atacante para a Argentina), morreu em 30 de agosto de 2010.
👉Arbitragem bem trajada:
O arbitro da final da primeira copa foi o belga John L. Langenus, também chamado de Jean Langenus. Sua arbitragem era marcada pela elegância dos trajes, o que era comum na época. Ele apitava usando terno e gravata, como era praxe na ocasião, e por vezes usando uma boina. Sua arbitragem era caracterizada por ser discreta.
Vestimenta da arbitragem moderna
O tempo passou e o mundo mudou, nos dias de hoje a arbitragem conta com uniformes personalizados e com uma variedade significante de modelos.
👉Por Magno Moreira, atualizada em 2019