Há 30 dias, Leonardo Gaciba virou o novo homem forte da arbitragem brasileira na CBF, substituindo o Coronel Marcos Marinho. O ex-árbitro e comentarista recebeu o convite do presidente Rogério Caboclo e o acerto foi rápido e fácil.
Aos 47 anos, o ex-apitador da Fifa de 2005 a 2009, quer a meritocracia e as melhores condições possíveis para os árbitros desempenharem suas funções. Aliado a isso, Gaciba acredita na profissionalização da arbitragem, a médio prazo, defendendo o uso do VAR.
Confira a entrevista exclusiva ao blog.
Como avalias a arbitragem brasileira?
Hoje posso afirmar que está em um bom nível. Mas, como em todo o ramo temos como evoluir e melhorar rendimento.
O uso do VAR te agrada e és a favor?
Falando de Campeonato Brasileiro, sim. Rapidamente, nossos árbitros pegaram a filosofia da mínima interferência, máximo benefício. Agora, não podemos esquecer que é um processo em evolução. Estamos num estágio inicial, onde ainda há muito o que aprender e algumas coisas só se aprendem com a prática. Sou completamente a favor do VAR.
Quais os critérios para definir os árbitros que vão a sorteio nas escalas?
Terminamos o sorteio. Agora, são audiências públicas para designação. Isso ajudou muito. Podemos trabalhar melhor a evolução, premiações de boas atuações e critérios técnicos.
Como será tua forma de trabalho com a categoria?
Prêmio aos que têm boas performances. Pretendemos dar as melhores condições de trabalhos possíveis a eles e assim poderemos cobrar o melhor desempenho deles.
Pretendes profissionalizar a arbitragem ou isso é impossível?
Hoje esbarramos em critérios legais. Por mim, amanhã já estaríamos profissionais! Seria ótimo! Mas como diz um amigo: a viúva é linda, mas tem mais de 500 filhos. A médio prazo, pretendemos caminhar nesta direção.
Árbitro, comentarista e agora chefe. Imaginavas assumir o comando algum dia?
Estava feliz como comentarista. Na verdade, o projeto do presidente da CBF, Rogério Caboclo, me cativou. Não demoramos muito para ver que pensávamos de forma semelhante. Aí ficou fácil um acordo.
Gaciba deve conceder uma entrevista coletiva nos próximos dias para detalhar a nova gestão. O gaúcho de Pelotas começou apitando profissionalmente, em 1993. Ganhou o prêmio de melhor árbitro da Série A, quatro vezes. É formado em Educação Física.
Yahoo Esportes