Em uma das zebras mais famosas de abertura de Copas Senegal surpreendia a França e dava início a um mundial vencido pelo Brasil

O jogo inaugural da Copa de 2006 foi importante por duas razões. Foi a primeira vez que o anfitrião abriu o Mundial desde 1970 (entre 1974 e 2002, o jogo de abertura era feito sempre pelo campeão anterior) e teve muitos gols. Os alemães venceram os costarriquenhos no dia 9 de junho, em Munique. Mas dois jogos de abertura de copas estão gravadas na memória desse intrépido blogueiro -foram os jogos inaugurais das copas de 90 e 2002.

Quem acordou cedo naquele 31 de maio de 2002 e se sentou em frente da TV, ansioso, não se esquece. O dia que marcou o início da Copa do Mundo de 2002, a Copa que, de um jeito ou de outro, a gente vai acabar carregando para sempre. Pode não ter sido o Mundial mais técnico, o mais competitivo, o de melhores jogos. Mas foi, sim, um dos mais surpreendentes. Um dos mais nossos, com a conquista do Penta carregando todos os seus elementos mágicos. E, para quem é apaixonado por futebol, independentemente do patriotismo, tinha aquela febre de bola que nos fazia acordar ardendo em delírio todas as manhãs. Que, logo na primeira manhã, proporcionou uma partida histórica, com a vitória de Senegal sobre a favoritíssima França na abertura da competição.

A zebra que atacaria a França em 2002 já havia batido os argentinos em 1990. Em Milão, no dia 8 de junho, a Seleção de Camarões derrotou o forte time de Maradona, que seria vice-campeão, por 1 a 0, com gol de François Omam-Biyik. Para entrar na história.