Conheça a Suíça, primeira pedra no caminho do Brasil na Copa

Adversária da estreia do Brasil na Copa do Mundo da Rússia, dia 17 de junho, às 14h (horário de Mato Grosso do Sul), a Suíça é considerada a seleção mais forte que o time comandado pelo técnico Tite irá enfrentar no Grupo E da primeira fase do mundial. Os outros dois adversários serão a Costa Rica, dia 23, e a Sérvia, dia 27, também em junho. A Suíça chegou ao Mundial da Rússia pelo caminho da repescagem nas Eliminatórias europeias com uma vitória por 1 a 0 e um empate por 0 a 0 diante da inexpressiva Irlanda Norte.

Na fase de grupos teve 90% de aproveitamento, mas a derrota para Portugal na última rodada obrigou o time suíço a brigar pela vaga em dois confrontos eliminatórios diante dos irlandeses. Em 12 jogos nas Eliminatórias, a Suíça registrou 10 vitórias, um empate e uma derrota, fez 24 gols e sofreu 7, mas o que põe mesmo o time como um obstáculo difícil para os brasileiros é o fato de ser uma espécie de mini seleção da ex-república iugoslava, um dos berços de grandes craques do futebol do leste europeu no passado. Do meio para frente, a Suíça está repleta de jogadores (de muita qualidade) naturais ou oriundos da região da ex-Iugoslávia, como Xhaka, Shaqiri, Dzemaili e o artilheiro do time, o centroavante Haris Seferovic.

A presença iugoslava começa pelo técnico Vladimir Petkovic e o principal destaque é o atacante Haris Seferovic, companheiro do brasileiro Jonas no Benfica de Portugal. O técnico Vladimir Petkovic, contratado após a Copa do Mundo de 2014, realizada no Brasil, deu uma nova cara à seleção suíça. O time passou a jogar mais com a bola nos pés, deixou o velho perfil retranqueiro e adotou um estilo de jogo mais ofensivo. A base do time é uma mescla de jogadores campeões do Mundial Sub-17 em 2009, como o lateral Ricardo Rodríguez, do Milan, o meia Xhaka, do Arsenal, e o atacante Seferovic, do Benfica, com a experiência de jogadores, como Lichtsteiner, da Juventus, e o zagueiro Djourou, ex-Arsenal, e hoje no futebol turco. A formação base para a Copa deve ser Lichtsteiner, Schar, Akanji e Rodriguez; Xhaka e Behrami; Shaqiri, Dzemaili e Zuber; Seferovic.

Coteúdo - https://www.campograndenews.com.br