1978 A Copa da Argentina - literalmente da Argentina -

A Holanda é uma exceção no quesito - derrotada - pois é a única seleção de futebol do planeta que chegou em três finais de copas e perdeu todas , 1974,1978 e 2010. Mas agora vamos destacar a Copa FIFA 1978 -



VIDEO



A Argentina em 1978 vivia sob forte ditadura militar, o que levou à ameaça de muitos países em não participar da Copa do Mundo que aconteceria no país sul-americana. Apesar da polêmica, não houve desistências e a competição transcorreu normalmente. Pelo menos fora de campo. Dentro das quatro linhas, o que se viu foi uma forte seleção argentina que, apesar das dúvidas quanto à parcialidade da arbitragem, faturou seu primeiro título mundial ao bater a Holanda na final, por 3 a 1, com dois gols na prorrogação e um título de campeão moral para o Brasil, que terminou a competição na terceira posição, invicto.

Para completar a festa do povo e para tranqüilidade do governo argentino, Mário Kempes foi o artilheiro da competição com seis gols. A grande polêmica da competição foi a partida entre Argentina e Peru, pela segunda fase. Os argentinos precisavam de uma vitória de, no mínimo, 4 a 0 para avançar à final e eliminar o Brasil. O jogo terminou 6 a 0 para a Argentina e as maiores suspeitas recaíram sobre o goleiro da seleção peruana, Quiroga, argentino de nascença.

Com isso, o Brasil acabou eliminado e ainda venceu a Itália na disputa do terceiro lugar, por 2 a 1, e voltou para casa invicto (quatro vitórias e três empates) e com o "glorioso" título de campeão moral.