EFE - A Confederação Asiática de Futebol (AFC, na sigla em inglês), anunciou nesta quarta-feira ter multado a federação de Hong Kong, por vaias dos torcedores ao hino da China, antes de jogo pelas Eliminatórias da Copa da Ásia, com o Líbano, no mês passado. Antes de a bola rolar, na partida realizada em 14 de novembro, boa parte do público presente no Hong Kong Stadium, se manifestou contra a execução do símbolo chinês, muitos, inclusive, proferindo gestos ofensivos, em prática que se tornou comum no local.
De acordo com a AFC, os atos violam o código etico e disciplinar da entidade. Além disso, a punição pode ser "mais severa", caso haja repetição das manifestações. A federação de Hong Kong já foi multada pela Fifa duas vezes, exatamente, por vaias ao hino da China. A Confederação Asiática, no entanto, nunca havia se manifestado sobre o assunto.
O governo local, em outubro deste ano, anunciou uma lei que previa prisão de três anos, em caso de desrespeito a "Marcha dos Voluntários", a canção símbolo chinesa.
EFE