VIDEO : Escândalos da Copa: Argentina goleia Peru de forma suspeita em 1978

Argentina e Peru (Foto: reprodução)

VIDEO


Não é pela rivalidade, juramos que não. Mas não dá para negar que a Copa de 1978, sediada e vencida pela Argentina, foi uma das mais, digamos, sem brilho de toda a história. A começar pelo contexto extra-campo da política: o país vivia sob uma ditadura das mais sangrentas, com 30 mil desaparecidos em um curto espaço de tempo. E se você acha que o Brasil usou o triunfo de 1970 para fazer propaganda do regime militar, lembre que a coisa lá foi ainda mais intensa. Até porque, no caso platino, as vitórias aconteciam nas mesmas cidades em que o bicho pegava nos porões ditatoriais. Dentro das quatro linhas, não se pode dizer que a Argentina era uma seleção fraca, longe disso. 

O time tinha valores como Kempes, Passarella e Fillol, que marcaram época. Mas possivelmente seria mais um daqueles grupos que vai bem nos mundiais, encanta a galera, porém sem levar a taça pra casa. E parecia que esse era o destino dos argentinos na fase semifinal da Copa de 1978. 

O torneio, naquela ocasião, tinha um formato diferente do que é aplicado nos dias atuais. Após a fase inicial de grupos, os oito sobreviventes dividiam-se em outras duas chaves com quatro equipes cada, cujos campeões iriam direto para a finalíssima. Ou seja: o espírito do mata-mata não entrava em ação logo de cara. No lugar dele, acontecia toda aquela sistemática dos grupos, com seus três longos jogos e uma série de possibilidades.


Texto - http://gq.globo.com/