Há mais de 50 anos, liderado por Pelé, Santos parava guerra na Nigéria



Resultado de imagem para santos fc parou uma guerra



Um dos fatos marcantes da história do Santos completou 50 anos nesse ano. Liderado por Pelé, o Peixe parou a guerra de Biafra, na Nigéria, que já durava dois anos na época. A chegada do Alvinegro Praiano trouxe um breve momento de paz para o povo da cidade de Benin. Na ocasião, o Santos venceu a Seleção do Meio Oeste por 2 a 1, com gols de Edu e Toninho Guerreiro. 
Resultado de imagem para santos fc parou uma guerra

A equipe que foi a campo era formada por Gilmar (Laércio); Turcão, Ramos Delgado, Joel Camargo e Rildo (Oberdan); Lima e Negreiros (Marçal); Manoel Maria, Toninho (Douglas), Pelé (Amauri) e Edu (Abel).

 O técnico era Antônio Fernandes, o Antoninho. A chegada do Peixe foi tão importante que o governador da região, o tenente coronel Samuel Ogbemudia, decretou feriado na parte da tarde. 

Resultado de imagem para santos fc parou uma guerra
Ele ainda autorizou que a ponte sobre o rio que ligava Benin à cidade de Sapele tivesse a passagem liberada para que todos, indistintamente, pudessem assistir ao jogo. Segundo o site oficial do clube, o ex-goleiro Gilmar afirmou que esse foi o jogo da famosa "guerra suspensa" para ver o Santos jogar, e não tão logo o time subiu a bordo do avião de volta ao Congo, as hostilidades reiniciaram na região. 

Durante a excursão ao continente africano, o Peixe jogou nove partidas, vencendo cinco, empatando três e perdendo uma. A equipe marcou 19 gols. Os artilheiros foram: Pelé, com oito gols e Toninho Guerreiro, com cinco.

FONTE/PESQUISA -  GLOBO ESPORTE - http://globoesporte.globo.com