De azul Brasil conquistou sua primeira Copa

Resultado de imagem para final da copa de 1958 foto colorida

O Brasil conquistou seu primeiro título mundial de futebol em 1958 , oito anos depois do maracanazo e na final do mundial de 1958 diante da Suécia , país anfitrião. O Brasil jogou de camisas azuis.
                                VIDEO:

A sensacional vitória na finalíssima contra a Suécia, no domingo – 5 a 2, placar jamais antes visto numa decisão de Copa do Mundo – lavou a alma dos brasileiros e tirou um monstruoso peso das costas dos ídolos da seleção. Afinal, todos ainda carregavam as duras lembranças da inacreditável derrota para os uruguaios, oito anos antes, no Mundial realizado no Brasil. Os jogadores, cada um a seu modo, estavam marcados pelo desastre. O lateral Nilton Santos, único remanescente do time de 1950, viu tudo de perto, do banco de reservas do Maracanã. O atleta mais velho da equipe (33 anos) chegou à Suécia sabendo que era sua última chance de superar o trauma. Se voltasse derrotado, possivelmente não retornaria à seleção. O ponta Zagalo também presenciara o Maracanazo no estádio – naquele tempo, era o praça Mário Jorge, de 18 anos, escalado pela Polícia do Exército para tomar conta da euforia dos 200.000 torcedores espremidos nas arquibancadas quando o Brasil ganhasse a taça. Zagalo não teve trabalho algum. A multidão esvaziou o gigante de concreto em meio a um silêncio sepulcral.
Resultado de imagem para FOTO COLORIDA BRASIL 5X2 SUECIA 1958
Ao entrar em campo para o jogo de despedida do Estádio Rasunda, local da decisão da Copa de 1958, nesta quarta-feira, em Estocolmo, contra a Suécia, a Seleção Brasileira vestirá a camiseta azul. Foi assim, de azul, que o Brasil goleou os próprios suecos por 5 a 2 na final do primeiro de seus cinco títulos mundiais. E por que o Brasil não utilizou a camiseta amarela, tradicional, criada pelo pelotense Aldyr Schlee para substituir a branca dos anos de derrotas?

"Uma seleção desacreditada revelaria o talento do brasileiro,
superando os temidos europeus, fazendo a torcida sorrir e conquista nossa
primeira Copa do Mundo. O pesadelo de 1950 terminou"