Repost : Lembranças de um jogo por Magno Moreira



Eu estava lá trabalhando na cobertura do jogo pela Rádio Porta Voz de Cianorte ao lado de Airton Costa , Cláudio José Raimundo e Roberto Oliveira nós formávamos na época a  equipe esportiva conhecida no noroeste do Paraná por "A Turma do Microfonão" da 780 khz . A noite de domingo estava começando e a aflição santista também.
 Pacaembu 1995 o Santos perdeu o título de Campeão brasileiro daquele ano para o Botafogo , numa partida conturbada por uma arbitragem ruim do senhor Marcio Rezende de Freitas , o torcedor do Peixe não esquecerá jamais aquela noite de domingo , até porque depois do fato o referido arbitro admitiu os erros no jogo - segue reportagem do site G1 - 

 Falta pelo lado esquerdo do campo, bem próxima da linha lateral. A bola é levantada na área, há o desvio e Túlio empurra para o gol. Botafoguenses eufóricos, mas ao mesmo tempo apreensivos, tentavam fazer o relógio andar o mais rapidamente possível. Afinal, o placar significava mais do que números: era o desenho de um sonho, do primeiro título brasileiro do Botafogo. E para quem já tinha o empate a seu favor, uma bela vantagem logo aos 24 minutos do primeiro tempo. 

Porém, o lance que elevou o atacante Túlio Maravilha ao posto de um dos principais jogadores que já vestiram a camisa do clube virou motivo para uma discussão eterna - e que abre a série "Apitei", que resgatará, pela visão dos árbitros, momentos polêmicos do futebol brasileiro. As câmeras mostravam o artilheiro em posição irregular, o que não impediu o árbitro Márcio Rezende de Freitas de validar o lance. O problema é que a redenção carioca era a derrota de uma geração que fez o torcedor voltar a acreditar no Santos. E um pequeno gesto pode ter influenciado a sequência de equívocos que vem à tona toda vez que os times se encontram: a polêmica de 1995. 

Ao fim da primeira etapa, em um encontro naquele Pacaembu coberto por santistas, algo aconteceu. - No intervalo do jogo, o Narciso (zagueiro do Santos) veio me falar que o gol do Botafogo tinha sido impedido. Aí eu vi que meu bandeirinha ficou branco. 

Eu meio que perdi a confiança nele. Passei a assumir mais os lances. Mas acabou tendo outro gol, do Santos, o de empate, que também foi irregular, e bem próximo do bandeirinha. Mas isso eu não vi, porque não tinha como ver. 

Depois, fui assumir um monte pra mim e mandei o bandeirinha ir para o fundo. E a TV diz que o único gol legal foi anulado - lembrou o ex-árbitro Márcio Rezende de Freitas, que apitou a partida.
                                                     por Magno Moreira