Em 2009, havia aproximadamente 19 milhões de pessoas consideradas empreendedoras no Brasil.
O Cianortense Cláudio Tencati nunca foi unanimidade no Londrina. Quando o time perde ou mesmo empata, ele é sempre o escolhido para ser crucificado. Jogar em casa é um martírio na vida do treinador, afinal, o banco de reservas fica localizado logo abaixo das cadeiras cativas, onde estão os torcedores da chamada "turma do amendoim". Já foram trocas mútuas de farpas entre as partes, assim como já houve também elogios de ambos os lados. Tencati já deixou o campo sob o coro de "burro", mas também já foi carregado nos braços pelo torcedor. O fato é que contestado ou não, Tencati é hoje o treinador que está há mais tempo de forma ininterrupta no comando de uma equipe brasileira. Esta semana ele completou 34 meses à frente do Tubarão.
O posto era ocupado por João Galvão, que deixou o Águia, de Marabá (PA), no início de fevereiro após quase seis anos no cargo. No Londrina, o recordista era jorge Scaff, que ficou 28 meses seguidos no posto em uma de suas quatro passagens pelo Tubarão. Mais do que se sustentar em um cargo que é reconhecidamente instável, Tencati teve a proeza de bater o recorde trabalhando com Sérgio Malucelli. O gestor alviceleste é conhecido justamente por sua intempestividade. Mano Menezes do Corinthians, e Jayme de Almeida, do Flamengo, e o colombiano Freddy Rincón que o digam. Mas com Tencati foi diferente. Malucelli nunca se deixou levar pelo coro das arquibancadas ou da imprensa e manteve firme o treinador, principalmente nos piores momentos. "O Tencati é um excelente profissional. Ele está no cargo pela confiança no trabalho dele, pelo percentual de ganho, retrospecto positivo, pelo trabalho em si no dia a dia, seriedade", enumerou Malucelli. "Nunca passou pela cabeça a sua demissão. Confio plenamente no Tencati", continuou o gestor alviceleste.
Tencati foi anunciado como treinador do time profissional do Londrina em 21 de abril de 2011. Antes, vinha colhendo bons frutos com as equipes de base do Iraty, onde a SM Sports atuava. Dois anos e dez meses depois, ele sustenta um saldo positivo no comando alviceleste. São 63% de aproveitamento nos 107 jogos que fez – o de ontem à tarde, contra o Paraná, não foi contabilizado -, sendo 59 vitórias, 25 empates e 23 derrotas.
Venceu a Divisão de acesso em 2011 e conquistou o título do interior no ano passado. Viu seu time marcar 196 gols e levar 84. Porém, viu também seus comandados falharem, nas decisões da vaga na final do Paranaense 2013 e na disputa pelo acesso à Série C. Em ambos os casos o time tinha vantagem e a deixou escapar. "Eu tenho números a meu favor, como jogos e vitórias. Por duas temporadas seguidas fomos a defesa menos vazada. Tivemos a vice artilharia ano passado, na Segunda Divisão tivemos a artilharia da competição. Vejo que temos muito números a favor. Na temporada passada tivemos cinco jogadores na seleção do campeonato e eu fui eleito melhor treinador por dois órgãos. Isso deixa evidente que tem um trabalho, que o Tencati tem trabalhado, tem mostrado, tem colhido frutos com resultado e com a revelação de jogadores, que é o grande filão", argumentou o treinador, ressaltando seus números.
E ele tem razão quando fala da revelação de jogadores. Com o técnico, Malucelli viu o caixa de sua SM encher de dinheiro. Foi sob o comando de Tencati que Ayrton, Bruno, Wéverton e Wendell se destacaram e levaram alguns milhões de reais para o investidor. Outro motivo para que Malucelli tenha essa confiança toda no treinador. "É minha quarta temporada no clube e obtivemos resultados. Fomos campeões da Segunda Divisão, campeões do interior. Nesse período revelamos seis ou sete jogadores e estamos aliando resultado com revelação dos jogadores. Ele sabe da minha postura, da maneira de me posicionar diante dos jogadores, da instituição. Teve o retorno financeiro e ao mesmo tempo os resultados", apontou o treinador.
Longevidade de um técnico à frente de uma equipe do futebol brasileiro não é algo comum. O que dizer de um treinador que comanda um time desde o dia 21 de abril de 2011, um recorde entre os 101 times das quatro divisões? O nome dele é Claudio Tencati, de 41 anos, o responsável, só neste ano, por levar o Londrina ao título do Paranaense findando jejum de 22 anos e ao acesso à Série C.
O foco agora é buscar a final da Série D. Neste sábado, a partir das 19h, no Estádio do Café, o Tubarão precisará vencer o Brasil de Pelotas por pelo menos 2 a 0 para alcançar esse novo feito. Após atuar em diversas funções no Cianorte (veja abaixo), Tencati não teve o tempo esperado no Paranavaí, em 2009, e acabou demitido.
Quatro meses depois, ele foi convidado por Sérgio Malucelli e Gilberto Pereira, gestor e técnico do Iraty, respectivamente, para assumir a base do clube. Tencati obteve sucesso e, em 2011, seguiu com Malucelli, que, através da sua empresa, a SM Sports, deixara o Iraty para assumir a gestão do Londrina. Nascia a parceria mais duradoura, até hoje, entre um técnico e um clube do Brasil.
O fundamental é a questão da ligação. Do gestor do clube, que comanda o clube, o Sérgio Malucelli, com a comissão técnica. A gente tem um elo direto. Qualquer coisa que é muito bem julgada aqui, muito bem conversada. Tudo é tratado com frieza aqui destacou Claudio Tencati ao LANCE!Net, antes de completar: Mas não adianta: projeto, sem resultado, não tem jeito. Um coisa que temos que colocar na cabeça: revelar jogadores e ter resultados.
Essa foi a grande sustentação do projeto que deu confiança para nós, da comissão técnica, a ter essa credibilidade junto à direção do clube, principalmente com o presidente Sérgio Malucelli. A relação de 42 meses, no entanto, quase terminou no Paranaense deste ano, mas Tencati garantiu que a classificação às quartas de final do Estadual viria. O time precisa vencer o Coritiba para avançar às quartas de final da competição. Uma derrota faria a equipe lutar contra o rebaixamento. Como o momento de dúvida terminou? Com título! Pensei mesmo em trocar o treinador, mas conversamos, acreditamos no trabalho dele e deu certo. Você precisa acreditar. Eu acreditei disse Sérgio Malucelli, ao L!Net.
A CARREIRA DE CLAUDIO TENCATI
CIANORTE Tencati atuava na base do então Cianorte Esporte Clube (hoje Cianorte Futebol Clube), mas não conseguiu ascender ao time principal. Entre 1997 e 2002, foi o responsável pela área no clube. Na sequência, foi técnico na base até 2005.e, após ser auxiliar e interino, foi o treinador do time principal (2006-2008)
PARANAVAÍ E IRATY Iniciou um projeto no Paranavaí, mas, no início do Estadual de 2009, acabou demitido. Após quatro meses afastado do futebol, foi convidado para ser o coordenador e técnico das categorias de base do Iraty. No ano seguinte, o clube conquistou o Campeonato Paranaense sub-20 e a Copa Tribuna sub-18.
LONDRINA à frente do Londrina desde o dia 21 de abril de 2011. Time voltou à elite estadual graças ao título da Divisão de Acesso (Segundona) de 2011, foi campeão do Interior (2013), levou o Paranaense deste ano e garantiu acesso à Série C-2015.
CONTEÚDO: Wikipédia/Terra/ Lancepress! Folha
Web - Londrina