O Palmeiras não teve dificuldades para bater o São Bernardo, equipe com até então a melhor defesa do Campeonato Paulista, por 2 a 0, no Pacaembu, pela décima primeira rodada da competição Estadual.
Em partida inteligente, o Verdão soube furar a defesa adversária e abrir o placar com Alan Kardec. Na segunda etapa, a equipe palestrina explorou os espaços cedidos pelo Tigre e ampliou com Valdivia. O São Bernardo até chegou a causar perigo ao Palmeiras, principalmente com o atacante Careca, mas Fernando Prass efetuou grandes defesas e trouxe segurança ao Verdão.
Com o resultado, o Palmeiras mantém a liderança do Grupo D do Campeonato Paulista, com 26 pontos. O próximo compromisso do Verdão acontece quinta-feira (06/03), às 19h30, contra a Portuguesa, no Pacaembu, pela décima segunda rodada da competição.
O jogo
No começo da partida, o Palmeiras teve dificuldades em passar pela zaga do São Bernardo. A equipe do ABC começou a rodada como a melhor defesa do Campeonato Paulista, com seis gols sofridos.
Mesmo assim, a primeira grande chance de gol foi do Verdão. Marquinhos Gabriel recebeu bom passe de Valdivia e bateu cruzado com perigo. No lance seguinte, foi a vez do camisa 40 servir o Mago dentro da área. Porém, o chileno finalizou mal.
O São Bernardo também foi para o ataque e levou perigo duas vezes com Careca. No primeiro lance, o atacante do Tigre soltou a bomba de fora da área e Fernando Prass espalmou para escanteio. No minuto seguinte, Careca recebeu na direita e bateu cruzado para outra ótima defesa do goleiro do Palmeiras.
Já aos 21 min, Marquinhos Gabriel cobrou falta dentro da área e Alan Kardec desviou de cabeça. Wilson Júnior foi buscar a bola no ângulo e evitou o gol do Verdão. Três minutos depois, foi a vez do camisa 14 levar a melhor e deixar o Palmeiras com a vantagem. Wendel recebeu na direita e cruzou na área. Vinicius passou pela bola, mas Alan Kardec apareceu na linha da pequena área para desviar a bola para o fundo do gol. (Palmeiras 1x0 São Bernardo).
Aos 29 min, a equipe alviverde quase ampliou o placar. Wesley cobrou falta na segunda trave e Lúcio apareceu cabeceando firme. Wilson Júnior espalmou para dentro da área e Alan Kardec deu um peixinho buscando o canto esquerdo do gol, mas a zaga do Tigre afastou.
Na segunda etapa, o São Bernardo saiu mais para o jogo, enquanto o Palmeiras explorava os espaços cedidos pela equipe adversária. Aos 4 min, Careca causou perigo novamente ao gol do Verdão, mas Fernando Prass, no puro reflexo, defendeu o petardo do atacante adversário e evitou o empate do Tigre.
Já aos 10 min, no contra-ataque, a equipe palestrina fez o segundo tento para dar mais tranquilidade ao time na partida. Wesley arrancou pelo meio e passou para Vinicius na esquerda. O camisa 19 cruzou para Valdivia, que dominou e bateu rasteiro no canto esquerdo. (Palmeiras 2x0 São Bernardo).
Dez minutos depois, Valdivia arriscou de longa distância para a defesa do goleiro do São Bernardo. Já aos 24 min, Careca soltou mais um chute forte, mas Fernando Prass levou a melhor de novo.
Aos 36 min, em grande troca de passes entre Wendel, Valdivia e Mendieta, a bola ficou com o camisa 8 dentro da área, mas o paraguaio chutou em cima da zaga. O Palmeiras continuou com o domínio da partida e priorizando a posse de bola até o final da partida para garantir mais três pontos no Campeonato Paulista.
Escalação: Fernando Prass; Wendel, Lúcio, Marcelo Oliveira e Juninho; Eguren, Wesley (Tiago Alves), Valdivia e Marquinhos Gabriel (Mendieta); Vinicius (Patrick Vieira) e Alan Kardec.
Cartão Amarelo: Valdivia.
Gols:
Palmeiras: Alan Kardec (24’ – 1º tempo); Valdivia (10’ – 2º tempo).
Agência Palmeiras
Renato Gerbelli 27/02/2014 21h23