Renato Portaluppi elogia grupo e destaca resultado: "Um a zero é goleada"


Renato Portaluppi admite que o Grêmio não repetiu contra a Ponte Preta o desempenho dos jogos anteriores. Mas a vitória por 1 a 0, neste sábado, foi o mais importante na visão do treinador. Com o triunfo simples, o Tricolor dorme neste sábado na vice-liderança do Brasileirão, com 31 pontos — mesma pontuação do líder Cruzeiro, que joga contra o Vasco neste domingo.

Para Renato, o resultado é fundamental para se manter entre os primeiros colocados da competição.
— Eu disse na roda antes do jogo: "os torcedores do Grêmio estão eufóricos, não os decepcionem para que os torcedores continuem sorrindo. Joguem por eles, busquem a vitória também por eles". E foi isso que o grupo fez diante de um adversário difícil, veloz. Jogamos o suficiente para conseguir os três pontos. Um a zero é goleada e hoje (sábado) eu considero uma goleada.


O Grêmio ficou em segundo lugar e pode cair no máximo uma posição no domingo — caso o Botafogo vença o São Paulo no Maracanã. Para Renato, é essencial que o time faça o seu papel e jogue a responsabilidade sobre os adversários.
— Não é tão difícil assim chegar ao G-4, difícil é se manter. O Grêmio conseguiu cinco vitórias seguidas e por isso chegou. É difícil, todo mundo quer. Buscamos as vitórias a cada jogo para se manter no G-4. O objetivo é ficar no bolo da frente. Daqui a pouco vamos tropeçar, cair, mas depois vencer e subir rapidamente. A gente trabalha jogo a jogo para se manter no bolo da frente, principalmente no G-4.


Renato admitiu que a forte sequência de jogos prejudicou o desempenho contra a Ponte. O treinador afirmou que superar o desgaste é fundamental no planejamento gremista.
— É uma sequência de jogos intensa, você tem sempre que buscar o resultado. Tivemos outra decisão com o Santos na quarta, hoje jogamos com a mesma equipe. Há um desgaste. Havia alertado que seria um jogo complicado, e de fato foi. Devido ao desgaste de vários jogos, o time não apresentou o mesmo futebol. No final, conseguimos os três pontos importantíssimos, superamos essa adversidade. Demos um pulo na tabela.

O time não terá descanso. Na próxima terça-feira, às 19h30min, o time já volta a campo no Serra Dourada, em Goiânia, para enfrentar o Goiás pela 18ª rodada. Renato revelou a preocupação com o atacante Walter, um dos destaques do próximo adversário.

— Grande Walter (risos). Esse Walter tem dado trabalho no Campeonato Brasileiro. Ele tem muitas qualidades, eu gosto de ver o Walter jogando. Tem muitos amigos meus que têm 100kg e dizem agora que são atletas por causa do Walter. Estão fazendo uma boa campanha, sempre difícil jogar contra eles. Hoje vamos curtir essa vitória, mas amanhã já começo a pensar no Goiás. Pode ter certeza que vou ficar de olho no Walter.

ZERO HORA