Um dos maiores palcos do futebol mundial, o Maracanã é a casa da seleção brasileira. O retrospecto do time verde-amarelo impressiona e os números são só mais uma motivação para o time de Luiz Felipe Scolari vencer a perigosa Espanha neste domingo (30), a partir das 19 horas, no Rio, e conquistar assim o tricampeonato da Copa das Confederações. seleção brasileira no Maior do Mundo, inaugurado em 1950.
Desse total de jogos, foram incríveis 74 vitórias, 23 empates e apenas sete derrotas. A frieza do retrospecto, como todo mundo sabe, não ganha jogo. Mas ao menos dá mais moral para uma equipe que ainda precisa de afirmação rumo ao principal objetivo, que é vencer a Copa 2014.
O último título do Brasil no palco do jogo deste domingo (30), no entanto, já faz algum tempo. A conquista veio na decisão da Copa América de 1989, na vitória por 1 a 0 contra o Uruguai, com gol do artilheiro Romário. Bem diferente do moderno Maracanã de hoje, que atende ao tão falado “padrão Fifa”, com 73.531 torcedores, aquela partida teve mais de 132 mil pagantes.
Por outro lado, a derrota mais marcante da seleção brasileira no Maracanã certamente foi na final da Copa do Mundo de 1950. Naquela oportunidade, o Brasil abriu o placar com Friaça, mas acabou cedendo a virada nos gols de Schiaffino e Ghiggia. O goleiro Barbosa acabou condenado pela mídia e pela torcida por ter sofrido os gols que escreveram um triste capítulo na história da seleção brasileira. A seleção brasileira já estreou neste novo Maracanã. Foi no empate por 2 a 2 com a Inglaterra, no começo de junho. Fred e Paulinho fizeram os gols para a seleção, enquanto Chamberlain e Rooney marcaram para os visitantes.
R7