Martins Neto esclarece:O Cianorte está garantido na Série D ou não está?


Fala, turma!! Todos os dias eu recebo com frequência a seguinte pergunta – Luís, o Cianorte está garantido na Série D ou não está?
Amigos, é uma difícil resposta, chega a ser um mistério. Vou tentar explicar passo a passo esta questão.
No mês de outubro de 2012, a Confederação Brasileira de Futebol optou por mudar o regulamento do Campeonato Brasileiro Série D 2013. Na mudança, o campeonato que era composto por 40 equipes passaria a ter uma redução para 32 participantes. As vagas seriam distribuídas da seguinte maneira:
  • Uma vaga por estado (27)
  • Os quatro rebaixados da Série C anterior (4)
  • E o quinto colocado da ultima edição da Série D (1)
  • TOTALIZANDO AS 32 VAGAS.
Pois bem, sendo assim, a vaga seria do Cianorte, já que o Leão do Vale foi o 5º colocado da Série D 2012. Em cima disso, a CBF enviou ao Cianorte Futebol Clube um oficio assinado pelo diretor de competições, Virgílio Elísio da Costa Neto, dando direito a uma vaga no Campeonato Brasileiro Série D 2013.
A noticia foi muito bem recebida pelo clube e por seus torcedores, que vibraram com a confirmação de calendário cheio em 2013. Em cima do documento que deu a vaga, o clube vendeu cota de patrocínios, fez contrato estendido com vários jogadores, enfim, realizou um projeto para toda a temporada. Inclusive, o arbitral do Campeonato Paranaense foi realizado, e no regulamento da competição consta que o certame dará apenas uma vaga para a Série D 2013. Sendo assim, o Paraná teria duas vagas, já que o Cianorte foi o 5º colocado da Série D 2012.
Porém, no mês de novembro, a entidade maior VOLTOU ATRÁS na decisão de mudar o regulamento da competição. E preferiu MANTER A SÉRIE D COM 40 PARTICIPANTES. Com isso, gerou-se a duvida – E agora, o Cianorte continua garantido?
Se a competição voltará a ser com 40 participantes, não teria necessidade de dar uma vaga ao 5º colocado da ultima edição, certo?
ERRADO!
O Cianorte tem em mãos um documento oficial dando a vaga, e a CBF não se pronunciou sobre este fato após ter decidido voltar atrás na decisão de mudar o regulamento. Ou seja, se a palavra é o que vale, o Cianorte está dentro da Série D 2013. Até porque tem em mãos um documento assinado pelo chefe de competições da CBF dando a vaga! Não é brincadeira, foi feito todo um planejamento em cima deste documento, o clube aumentou a receita, gastou. E agora? Vai tirar a vaga? Quem paga a conta?
Se a CBF “inventa” de tirar a vaga do Cianorte, isso caberá uma ação na justiça.
O caso está fácil de resolver, a CBF terá de ser virar para manter o Cianorte na competição, é simples. Se o estado do Paraná volta a ter direito a duas vagas, uma é do Cianorte! E a outra será do Campeão do Interior. É simples, se o arbitral do Paranaense foi realizado com a presença de todos os representantes de clubes da 1º divisão do estado, concordando com um regulamento que dá apenas uma vaga, a outra é natural que seria do Cianorte. Estou certo? Está fácil de resolver.
Em contato com os diretores do Cianorte Futebol Clube, os mesmos garantiram que estão absolutamente tranquilos quanto a isso. Pois o clube tem em mãos um documento oficial dando a vaga.
Agora nos resta esperar, quem tem que se preocupar é a CBF, afinal, foi ela quem deu a vaga, o Cianorte não pediu nada. Muito pelo contrario.  Então, em cima disso, o Cianorte está garantido na Série D 2013. Não tem outro jeito a não ser aguardar o desfecho, vejo uma longa novela pela frente…
Espero ter tirado as duvidas de todos.