Gianluigi Buffon (Carrara, 28 de janeiro de 1978), é um futebolista italiano que atua como goleiro. Atualmente, joga pela Juventus. Também conhecido como Gigi ou Superman, o atleta fez parte do elenco titular da Seleção Italiana, campeã da Copa do Mundo de 2006.
Nesta competição, Buffon denunciou ao árbitro a cabeçada de Zinédine Zidane em seu companheiro Marco Materazzi, o que acarretou a expulsão do então meio-campista da França. A pós a denúncia, pediu desculpas a Zidane, mas lhe explicou que aquela cabeçada merecia um cartão vermelho. Os dois amigos se conheceram na passagem do francês pela Juventus.
É considerado um dos maiores goleiros de todos os tempos. Sempre entre os melhores do mundo, atualmente vem travando brigas insistentes com o goleiro Júlio César, da Internazionale. Ídolo da torcida da Juventus, ele mostrou amor eterno ao time da Vecchia Signora. A sua maior virtude fora dos campos é o carisma, sendo muito querido por todos os jogadores adversários. "Salta com noi Gigi Buffon" é o grito da torcida da Juventus. Foi envolvido em dezembro de 2011 em escândalo de manipulação de jogos na Itália.