Marques Batista de Abreu, ou apenas Marques (Guarulhos, 12 de fevereiro de 1973), é um deputado estadual de Minas Gerais pelo PTB. Antes de entrar para a política, Marques foi atleta profissional de futebol. Atuou no Corinthians, no Flamengo, no São Paulo Futebol Clube, no Vasco da Gama e em clubes do Japão. Em 2008 defendeu o Atlético Mineiro pela terceira vez.
Teve passagens pela seleção brasileira. Marques começou sua carreira no futebol em 1992, jogando pelo Corinthians e, após três anos no Parque São Jorge, teve rápidas passagens por Flamengo e São Paulo. Apesar de também ter conquistado títulos por Corinthians e Flamengo, foi somente com os títulos no Atlético que o jogador viria a se destacar nacionalmente, além de se identificar para sempre com um clube de futebol.
Em seu primeiro ano no Galo, Marques foi Campeão Sulamericano Invicto naquele grande time comandado pelo treinador Emerson Leão, com Dedê, Taffarel, Doriva, Jorginho etc. Em duas passagens pelo Atlético, Marques atuou em mais de 350 jogos e marcou cerca de 130 gols.
É o 9º maior artilheiro da história do clube (bem próximo de atingir a marca de Ubaldo Miranda), participou do segundo turno da vexaminosa queda do Galo para a segunda divisão em 2005.
Mas se transferiu para o futebol japonês sem a oportunidade de ver o Galo subir com recorde nacional de público nas séries A, B e C e 7 pontos de vantagem para o vice-campeão Sport Recife.
Ídolo incontestável da torcida atleticana, Marques viveu suas melhores fases enquanto esteve no clube mineiro, o que acabou lhe rendendo oportunidades na Seleção Brasileira. Jogador veloz e habilidoso, além de marcar muitos gols, sabia servir como ninguém os companheiros de ataque. Guilherme (artilheiro do Campeonato Brasileiro de 1999 e do Campeonato Mineiro em 2000 e Copa Sul Minas em 2001 e Valdir "Bigode", artilheiro da Copa Conmebol em 1997 muitas vezes foram bem servidos pelo garçon Marques.