GP do Brasil supera futebol com 8 milhões de telespectadores na Itália


Última etapa da temporada 2012 da Fórmula 1, o Grande Prêmio do Brasil foi um sucesso de audiência na Itália. Segundo publica o site do jornal La Stampa, a prova do último domingo teve quase 8 milhões de telespectadores no país - foram 7.773.000, com um share de 40,2%, números superiores aos do clássico de futebol entre Milan e Juventus, disputado no mesmo dia.

A população italiana totaliza cerca de 60 milhões de pessoas. O número significa que pouco mais de 40% dos televisores ligados às 17h locais (14h de Brasília), no horário do início da corrida, estavam sintonizados na emissora estatal Rai, que exibe a F1 na Itália. O diário aponta que a categoria rendeu números importantes neste ano para a rede, que a partir de 2013 cederá os direitos de transmissão para a Sky.

 A audiência do GP do Brasil foi melhor que a da vitória por 1 a 0 do Milan sobre a Juventus, o clássico do Campeonato Italiano que teve início às 20h45 locais (17h45 de Brasília) do mesmo domingo. A partida disputada no Estádio San Siro, em Milão, foi vista por 2.780.982 telespectadores na SkySport e por 1.661.000 na Mediaset Premium, emissora que fornece serviços de pay-per-view.

 Grande número de fãs à parte, o resultado da etapa final da temporada da F1 não agradou aos torcedores italianos da Ferrari. A equipe viu o espanhol Fernando Alonso, segundo colocado no Brasil, perder o Mundial de Pilotos para o alemão Sebastian Vettel, dono do sexto lugar na prova. O piloto da Red Bull terminou o campeonato com 281 pontos, contra 278 de Alonso.

FONTE JB ON LINE