Macaé fica em 1º e rebaixa Santo André; Duque e Chapecoense avançam


Em 2009, o Santo André ainda disputava a Série A do Campeonato Brasileiro. Apenas três anos se passaram até este sábado, quando a equipe visitou o Macaé no Moacyrzão e sucumbiu diante dos líderes do Grupo B do Campeonato Brasileiro da Série C. Com uma vitória por 3 a 1, os cariocas rebaixaram o time do ABC paulista para a Quarta Divisão do futebol nacional.

Sem poder jogar durante toda a temporada com torcida dentro do estádio Bruno José Daniel por conta da promessa de uma reforma e da profunda indefinição política na Prefeitura Municipal que investia no clube, o Santo André tentou a sorte fora de casa, mas tomou gols de Edson, em cobrança de falta precisa aos 20 minutos do primeiro tempo, Jones, aos 33, e Ricardinho, que ampliou o placar logo aos dois minutos da etapa complementar. Bady ainda tentou adiar o sofrimento, mas não evitou a queda. Não sair do lugar na 18ª e última rodada da primeira fase da competição manteve o Ramalhão com 18 pontos, quatro à frente do Tupi, que já estava rebaixado, mas cinco pontos atrás do Madureira, que empatou com o Oeste fora de casa e conseguiu se manter na Série C.

Vila Nova e Brasiliense também se salvaram do rebaixamento na última hora, condição que não pôde ser evitada pelo time paulista comandado por Itamar Schulle. Em seu quarto rebaixamento nos últimos três anos, o Santo André, que ainda não sabe se terá condições financeiras de entrar em campo na Série A2 do Campeonato Paulista em 2013, faz o possível para não apagar o passado recente de glórias. Campeão da Copa do Brasil em 2004 ao derrotar o Flamengo em pleno Maracanã, o time do ABC paulista também viveu glória recente em 2010, quando foi finalista do Campeonato Paulista, mas acabou derrotado pelo Santos de Ganso e Neymar. Duque de Caxias e Chapecoense asseguram classificação – Além do Macaé, que apenas consolidou a liderança do Grupo B, e do Oeste, ambos classificados por antecipação, mais dois clubes garantiram suas vagas neste sábado. Enquanto o Chapecoense goleou o rebaixado Tupi por 5 a 0 (gols de Athos, Rodrigo Gral, Jô e Henrique, duas vezes) para ficar na terceira posição, o Duque de Caxias teve compromisso direto para conquistar sua vaga.

No estádio Marrentão, em Xerém, o Duque do técnico Vinícius Eutrópio recebeu os gaúchos do Caxias, que também disputavam a última vaga nas quartas de final. Com um gol relâmpago marcado pelo lateral direito Valdir aos seis minutos do primeiro tempo e outro de Digão aos 41 da etapa complementar o time carioca venceu, chegou a 29 pontos e assegurou a vice-liderança da competição. Diego Torres deu o último suspiro ao Caxias marcando aos 46 do segundo tempo, sem sucesso. Com o Grupo B definido com Macaé, Duque de Caxias, Chapecoense e Oeste classificados para as quartas de final e Santo André e Tupi rebaixados, cinco partidas movimentam a última rodada no Grupo A, em que apenas Fortaleza e Luverdense já estão garantidos na próxima fase. Sete clubes disputam mais duas vagas e, com grande equilíbrio, também lutam contra o rebaixamento para a Série D.


Confira os resultados da última rodada do Grupo B da Série C:  

   Brasiliense-DF 4 x 2 Vila Nova-GO
  Chapecoense-SC 5 x 0 Tupi-MG
  Macaé-RJ 3 x 1 Santo André-SP
 Oeste-SP 0 x 0 Madureira-RJ
 Duque de Caxias-RJ 2 x 1 Caxias-RS


FONTE GAZETA ESPORTIVANET