A Espanha utilizou a última partida amistosa antes da disputa da Eurocopa para testar jogadores e mostrou sua força ao golear a Coreia do Sul por 4 a 1, em jogo disputado nesta quarta-feira, em Basel, na Suiça.
O jogo também marcou mais um capítulo na escolha do centroavante da equipe para a competição continental. Fernando Torres e Alvaro Negredo marcaram um gol cada um. Xabi Alonso, de pênalti e Cazorla completaram o placar, enquanto Do-Heon descontou para os sul-coreanos.
A Espanha volta a campo agora pela Eurocopa, enfrentando no dia 10 de junho a Itália, pela primeira rodada do grupo C. Já a Coreia do Sul volta a campo dois dias antes, para enfrentar o Catar, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2014.
Ainda sem os jogadores do Barcelona, o técnico Vicente Del Bosque aproveitou para fazer alguns testes na equipe para o jogo contra os sul-coreanos. Dois jogadores que não estão na lista dos 23 da Eurocopa, inclusive, foram escalados entre os titulares: o lateral-esquerdo Monreal e o meia Beñat Etxebarria.
Outro destaque foi a escalação do atacante Fernando Torres, do Chelsea. Em briga intensa com Fernando Llorente, do Athletic Bilbao, e Negredo, do Sevilla, 'El Niño', é o preferido do treinador para ser o titular do ataque, mas ainda tenta convencer os espanhois apresentando bom futebol.
Logo no início do jogo, a 'Fúria' pressionou os adversários, para tentar conduzir o jogo, valorizando a posse de bola. A estratégia demorou 11 minutos para levar a equipe ao gol, quando Etxebarria arrancou pela esquerda e cruzou para Fernando Torres, que cabeceou de costas para abrir o placar.
A superioridade seguiu até a metade do primeiro tempo, quando os sul-coreanos equilibraram a partida e começaram a dificultar a saída de bola dos comandados de Vicente Del Bosque. Ainda assim, os espanhois voltaram a balançar as redes, aos 42, mas em jogada irregular. Mata marcou após passe de Monreal, só que o lance acabou anulado.
No lance seguinte, a Coreia do Sul respondeu e empatou com um golaço de Do-Heon, após vacilo espanhol. Após um bate-rebate na área, a bola bateu nas costas de Etxebarria e sobrou para o volante do time branco acertar um belíssimo chute, no ângulo de Reina.
No segundo tempo, a Espanha aproveitou dois lances polêmicos para abrir vantagem no placar. Logo aos seis minutos a bola bateu na mão de Hyo-Jin dentro da área e o árbitro marcou pênalti. Xabi Alonso foi para a bola e voltou a colocar a 'Fúria' na frente do placar.
Quatro minutos depois, novo toque de mão, dessa vez fora da área, mas Cazorla também aproveitou a chance, cobrando falta rasteira e fez 3 a 1. Depois disso, o técnico Vicente Del Bosque aproveitou para mexer na equipe, inclusive lançando trio ofensivo com Adrian, Soldado e Negredo, os dois primeiros que sequer disputarão a Euro.
Com uma equipe renovada, com vários jogadores estão fora do torneio continental, mas que são observados para a disputa dos Jogos Olímpicos, o time espanhol se mostrou mais desentrosado no fim do jogo.
Ainda assim, a Espanha voltou a marcar aos 34 do segundo tempo, quando Soldado serviu Negredo e o rival de Fernando Torres pela vaga no setor ofensivo, marcou o quarto gol da equipe. Também muito modificada, a equipe sul-coreana não conseguiu voltar a ameaçar e acabou goleada.
Ficha técnica:.
Espanha: Reina (Casillas); Arbeloa, Albiol, Ramos (Alvaro Domínguez) e Monreal; Xabi Alonso (Bruno Soriano), Etxebarria, Cazorla (Soldado), Silva e Mata (Adrian); Torres (Negredo). Técnico: Vicente Del Bosque.
Coreia do Sul: Jun-Hyeon; Hyo-Jin, Yong-Hyung, Jung-Soo e Joo-Ho; Do-Heon (Beom-Seok), Ja-Cheol (Jae-Sung), Tae-Hee (Chi-Woo) e Ki-Hun (Bo-Hyung); Heung-Min (Hyun-Beom) e Dong-Won (Dong-Gook). Técnico: Choi Kang-Hee.
Árbitro: Alain Bieri (Suiça).
Gols: Fernando Torres, Xabi Alonso, Cazorla e Negredo (Espanha); Do-Heon (Coreia do Sul).