O técnico Bernardinho exaltou, nesta terça-feira (29), a importância da volta do atacante Murilo à seleção brasileira de vôlei. Após treino realizado em Katowice, na Polônia, onde o Brasil jogará a segunda etapa desta Liga Mundial, o treinador admitiu que a lesão no ombro sofrida pelo jogador o deixou angustiado neste ano em que o time nacional terá como grande objetivo o ouro olímpico nos Jogos de Londres.
"Estávamos um pouco angustiados com o fato do Murilo, que, ao longo dos quatro anos se tornou um dos pilares da equipe, não estar 100% no ano olímpico. Mas, mesmo sabendo que ele ainda não está pronto, ficamos bem esperançosos ao vê-lo no treino de hoje (terça)", afirmou Bernardinho, que ainda não sabe quando o jogador estará pronto para efetivamente recuperar a sua condição de titular da equipe.
Sem Murilo à disposição, o Brasil sofreu duas derrotas - para Polônia e Canadá - e uma vitória - sobre a Finlândia - nos três primeiros confrontos desta Liga Mundial, em Toronto (CAN). Agora determinados a se redimirem deste desempenho ruim, os brasileiros enfrentarão os mesmos rivais novamente entre sexta-feira e domingo. Desta vez primeiro a equipe nacional enfrentará a Finlândia, para depois medir forças com o Canadá e na sequência fechar esta fase polonesa da competição diante dos donos da casa, em confrontos válidos pelo Grupo B.
"Esperamos poder contar com o Murilo em algum momento. Também com o Dante, que foi poupado no último jogo da primeira etapa, e com o João Paulo Bravo, que na outra semana ficou como segundo líbero. São jogadores que, mesmo não estando 100%, são muito importantes”, completou Bernardinho.
Nesta segunda etapa da Liga Mundial, Murilo será a única novidade em relação ao grupo da seleção que jogou em Toronto. O ponteiro substituiu o central Éder na lista de 12 jogadores que viajaram para a Polônia. Os outros 11 são os seguintes: os levantadores Bruno e Ricardinho; os opostos Theo e Wallace; os centrais Rodrigão, Sidão e Lucão; os ponteiros Dante, Thiago Alves, Maurício, Lucarelli e João Paulo Bravo; e o líbero Serginho.
Bernardinho admite que Murilo ainda não está nas condições físicas ideais, mas vê a presença do jogador no grupo brasileiro na Polônia importante pelo fato de ele ser um líder e precisar readquirir ritmo de jogo ao lado da seleção. "Ele já tem condições de fazer muita coisa. Apenas o ataque e o saque estão um pouco abaixo. O restante, que é passar, defender, se movimentar na quadra, enfim, tudo isso, para ele, é importante. Era importante ele estar com o time, no treinamento tático. Nem tanto nas partidas. Trouxemos um ponteiro a mais, pelas questões físicas, tanto do Murilo, quanto do Dante", explicou o treinador.
FONTE GAZETA DO POVO