As duas últimas edições do torneio masculino de basquete dos Jogos Olímpicos provocaram o choque de duas potências na semifinal da competição: a emergente Argentina e os tradicionais Estados Unidos se enfrentaram pela vaga na decisão em Pequim 2008 e Atenas 2004. Para os Jogos de Londres 2012, o sorteio das chaves acabou por antecipar o confronto das equipes para a primeira fase.
Realizado na manhã desta segunda-feira, no Rio de Janeiro, a definição das chaves colocou argentinos e americanos no Grupo A, ao lado de Tunísia, França e os dois melhores classificados do Pré-Olímpico Mundial, que será disputado na Venezuela, de 2 a 8 de junho. As duas equipes vão se enfrentar na quarta rodada da primeira fase, marcada para 6 de agosto.
Os confrontos anteriores foram decisivos e cheios de emoção. Em Atenas 2004, os argentinos derrotaram o Dream Team por 89 a 81 e avançaram à final, na qual derrotaram a Itália com facilidade para ficar com a medalha de ouro. O troco veio quatro anos depois, em Pequim 2008: os americanos venceram por 101 a 81 antes de serem campeões contra a Espanha, outra potência do esporte.
O Brasil escapou de pegar essas duas seleções na primeira fase, mas terá de brigar por uma boa colocação no Grupo B se não quiser encará-las de cara nas quartas de final, no caso de classificação do time comandado por Rubén Magnano. Os brasileiros pegarão Espanha, China, Grã-Bretanha e Austrália, além do terceiro colocado no Pré-Olímpico Mundial.
Confira os grupos do torneio masculino
>> Grupo A
Classificado 1 - 1º do Pré-Olímpico Mundial
Tunísia
Estados Unidos
França
Classificado 2 - 2º do Pré-Olímpico Mundial
Argentina
>> Grupo B
China
Grã-Bretanha
Brasil
Austrália
Classificado 3 - 3º do Pré-Olímpico Mundial
FONTE JB ON LINE