Indy - Power lidera e Barrichello é 12º em treino livre da Indy

Brasileiro fica em 12º durante treino livreVencedor das duas etapas da Fórmula Indy realizadas em São Paulo, Will Power começou muito bem o fim de semana da quarta prova da temporada 2012. Neste sábado, o australiano, que corre pela Penske, liderou o primeiro treino livre no circuito de rua do Anhembi após superar disputa com o escocês Dario Franchitti e mostrou ser o principal favorito a triunfar na prova de domingo. O brasileiro Rubens Barrichello terminou a atividade na 12.ª posição.



Power foi vice-campeão da Indy em 2010 e 2011 e começou muito bem a busca pelo seu primeiro título na categoria. Com vitórias nas etapas do Alabama e Long Beach, o australiano lidera o campeonato e agora busca o seu terceiro triunfo no ano e em São Paulo. Na sua melhor volta na primeira sessão de treinos livres, o australiano marcou o tempo de 1min22s3875.


Dono de quatro títulos da Fórmula Indy, incluindo os últimos três campeonatos, Franchitti, da Chip Ganassi, teve um início ruim de temporada. O escocês, que está apenas em 14.º lugar no campeonato, quer iniciar uma reação na etapa de São Paulo da Fórmula Indy e deu uma demonstração inicial ao terminar o treino em segundo lugar, com 1min22s3953, após disputa intensa com Power.


Preocupado em conhecer o circuito de rua do Anhembi, Barrichello registrou 26 voltas e terminou a atividade em 12º lugar, com 1min25s9850. O melhor brasileiro, porém, foi Hélio Castroneves, atual vice-líder do campeonato, que ficou na sexta posição, com 1min23s0390.


Companheiro de Barrichello na KV, Tony Kanaan terminou logo atrás do companheiro de equipe, na 13ª posição. Já Bia Figueiredo, que faz a sua estreia no campeonato ficou apenas em 21º lugar no primeiro treino livre da etapa de São Paulo da Indy.


O neozelandês Scott Dixon, ficou na terceira posição ao marcar 1min22s7862. Estreante e um dos destaques deste início de campeonato, o francês Simon Pagenaud terminou em quarto lugar, seguido pelo norte-americano e também estreante Josef Newgarden.


O primeiro treino livre em São Paulo foi disputado sob tempo nublado e com a pista suja. O espanhol Oriol Servia, da Dreyer & Reinbold, foi o responsável pela primeira bandeira vermelha da atividade ao ficar parado na pista logo na saída dos boxes, ainda nos 30 minutos iniciais, quando apenas os pilotos estreantes e os que não estão nas primeiras dez colocações na classificação do campeonato entraram na pista.


Já com todos os carros liberados para treinar, houve movimentação intensa na pista, com os pilotos aproveitando para conhecer melhor o circuito de rua do Anhembi. A troca de posições, assim, foi intensa, com Justin Wilson, Ryan Hunter-Reay e Josef Newgarden se revezando na liderança até a segunda bandeira vermelha, provocada por uma batida do norte-americano Graham Rahal, da Chip Ganassi, na entrada da reta da Marginal do rio Tietê.


Nos 25 minutos finais, com praticamente todos os carros na pista, foi a vez de os pilotos que são favoritos a vencer a etapa de São Paulo da Fórmula Indy disputarem a liderança da atividade. Power, Franchitti e Dixon se revezaram na ponta, garantida pelo líder do campeonato apenas nos segundos finais.


Os carros da Indy voltam a entrar no circuito de rua do Anhembi às 11h05, quando acontece o segundo treino livre. A sessão classificatória está marcada para as 14h05. A corrida, no domingo, tem largada prevista para as 12h30.



FONTE ESTADÃO