Llorente marca 2, A. Bilbao vira na Alemanha e fica perto da semi

Schalke 2-4 Athletic

Depois de três jogos sem vitória no Campeonato Espanhol após surpreender o Manchester United pela Liga Europa, o Athletic Bilbao voltou a vencer pela competição europeia. Mesmo jogando na Veltins Arena lotada, a equipe basca contou com dois gols do centroavante Fernando Llorente para derrotar o Schalke por 4 a 2, nesta quarta-feira, em jogo marcado por viradas.

Nem mesmo os dois gols de Raúl González, algoz da equipe quando jogava pelo Real, impediu o jovem time basco de construir mais um grande triunfo pela Liga Europa. É o terceiro confronto do camisa 7 contra um time espanhol desde que deixou a equipe de Madri e a segunda vez que balanças as redes. Na temporada passada, deixou sua marca contra o Valencia, na partida de volta das oitavas de final da Liga dos Campeões.

Com os dois tentos marcados nesta quinta-feita, Fernando Llorente assumiu a vice-liderança da Liga Europa com seis gols. De Marcos e Susaeta marcaram no fim da partida e completaram o importante triunfo do Athletic Bilbao.

Com o elástico placar construído em Gelsenkirchen, a equipe comandada por Marcelo Bielsa pode perder por até dois gols de diferença (se Schalke vencer por 5 a 3 em diante avança - 4 a 2 para os alemães leva decisão para o tempo extra) na próxima quinta-feira, em San Mamés. Quem passar do confronto enfrente o ganhador de Sporting Lisboa e Metalist. Na ida, os portugueses ganharam por 2 a 1.

Antes do confronto de volta das quartas de final da Liga Europa que acontecerá na próxima quinta-feira, o Athletic Bilbao terá um complicado duelo para se reabilitar no Campeonato Espanhol. Em 11º lugar com 38 pontos, os bascos terão pela frente o atual tricampeão Barcelona no Camp Nou, no sábado, pouco mais de 48 horas depois da partida desta quinta.

Com poucas chances de título, mas muito perto de uma vaga na próxima Liga dos Campeões, o Schalke tem um dia a mais de descanso antes de encarar o Hoffenheim, domingo, fora de casa. A equipe do vice-artilheiro Huntelaar ocupa a terceira posição com 53 pontos, nove a menos que o líder e grande rival Borussia Dortmund.

Ao contrário do que se poderia imaginar, foi o Schalke quem começou pressionando o adversário no campo de ataque. Porém, o Athletic Bilbao se mostrou perigoso como sempre quando esteve em cima dos donos da casa. Aos 10min, Ander Herrera fez bom cruzamento, mas Llorente finalizou por cima. A resposta dos alemães tardou um minuto para acontecer. Huntelaar recebeu passe de Draxler e finalizou rente à trave do goleiro Iraizoz.

Depois de desperdiçar a primeira, Fernando Llorente confirmou a fama de artilheiro e abriu o marcador na Veltins Arena aos 20min. Ander Herrera finalizou para defesa de Hildebrand, mas o goleiro bobeou e deixou a bola escapar. Llorente brigou com o goleiro, passou pelo marcador e mandou, mesmo desajeitado, para o fundo das redes, colocando o time basco em vantagem na cidade de Gelsenkirchen.

O Schalke conseguiu reagir rapidamente e empatou a partida dois minutos depois, brecando a empolgação do time visitante. Uchida cruzou da direita e Raúl González, eterno artilheiro do Real Madrid, apareceu na primeira trave para desviar a bola para o gol. A virada quase aconteceu aos 23min. Farfán finalizou com força e o goleiro Iraizoz espalmou para escanteio para evitar complicações.

O time da casa continuou melhor e o Raúl teve a chance de deixar o time mandante em vantagem nos primeiros quarenta e cinco minutos. Aos 33min, Draxler fez mais uma boa jogada e cruzou para o atacante espanhol, mas a finalização saiu mascada. Apesar das oportunidades, a partida foi para o intervalo em igualdade.

Sem o meia Ander Herrera para a volta no segundo tempo, machucado, o Athletic Bilbao voltou inferior ao Schalke, que também perdeu o goleiro Hildebrand contundido. E o time alemão chegou ao segundo gol mais uma vez com Raúl. O atacante espanhol aproveitou rebote na entrada da área e finalizou com esquerda potente para virar o marcador na Veltins Arena, aos 15min do segundo tempo.

Como se estivesse relembrando os bons tempos de Real Madrid, Raúl fez uma grande segunda etapa e esteve bem perto do terceiro gol no confronto. Aos 19min, Iraizoz fez ótima defesa em arremate de Fuchs. O atacante espanhol aproveitou o rebote e quase ampliou o marcador na Veltins Arena em favor do Schalke.

Se o time alemão tinha Raúl, o Athletic Bilbao respondeu de forma certeira com Llorente. Aos 28min, o camisa 9 subiu bem em escanteio, ganhou na malandragem do marcador pelo ar e cabeceou para igualar o marcador na Alemanha. O gol tirou o time basco da pressão do Schalke e deixou o confronto em aberto.

E depois de derrotar o Manchester United em Old Trafford, a equipe basca também surpreendeu o Schalke. Aos 36min, De Marcos aproveitou rebote do goleiro Schrober para empurrar para as redes e dar o triunfo aos comandados de Marcelo Bielsa. E a eliminatória praticamente ficou definida com o rápido time de Bilbao no contra-ataque aos 48min. Muniain recebeu passe de Susaeta e teve apenas o trabalho para chutar para o gol vazio e marcar o quatro da equipe na partida.

FONTE TERRA ESPORTES












































































































































































































































































































































































































v