Mesmo com dois jogadores a menos em todo o segundo tempo, a Portuguesa conseguiu um importante resualtado na abertura do returno do Campeonato Brasileiro da Série B. Na noite desta terça-feira, a Lusa ficou no 0 a 0 diante do Náutico, no Estádio dos Aflitos, em Recife, pela 20.ª rodada. A Portuguesa teve Ferdinando e Marcelo Cordeiro expulsos no final do primeiro tempo após reclamações com o árbitro carioca Gutemberg de Paula Fonseca.
Esse foi o quarto jogo consecutivo sem vitórias pelos lados da Portuguesa, sendo o terceiro empate seguido. Mesmo assim, o time paulista segue na primeira colocação, mas com 39 pontos, com um ponto a mais que a vice-líder Ponte Preta. Já o Náutico é o terceiro colocado, com 35 pontos, permanecendo entre os quatro melhores times da Série B.
O confronto de dois times que lutam pelo G4 começou em ritmo quente. O Náutico teve a primeira chance aos três minutos, quando Eduardo Ramos cobrou falta por cima da barreira e a bola acertou a rede pelo lado de fora da meta da Lusa. A resposta paulista veio em duas boas chances. Aos seis, Marco Antônio arrematou e a bola passou com perigo pelo gol de Gideão. Dois minutos depois, Marcelo Cordeiro cobrou falta e a bola acertou o travessão da meta pernambucana.
O time pernambucano continuou buscando o gol, principalmente pelo fato de estar atuando como mandante. Aos 14, Eduardo Ramos chutou da entrada da área e a bola passou com perigo perto do gol lusitano. Sete minutos depois, Peter cruzou do lado direita e Eduardo Ramos cabeceou para o chão. O goleiro Weverton fez uma defesa sensacional e evitou o gol pernambucano de forma brilhante no canto direito de seu gol.
Após as oportunidades, o jogo caiu de rendimento e as jogadas ficaram concentradas somente no meio-campo. Apenas nos minutos finais as emoções retornaram, mas não relacionadas em gols, mas sim em expulsões. Aos 45 minutos, Ferdinando recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso. Marcelo Cordeiro reclamou da marcação do árbitro Gutemberg de Paula Fonseca e também foi expulso. Assim, a Lusa terminou o primeiro tempo com dois jogadores a menos, mas reclamando bastante contra a decisão do árbitro carioca.
PCom a vantagem de dois jogadores em campo, o segundo tempo se transformou em um treinamento de ataque contra defesa, pois o Náutico se atirou à frente querendo o gol da vitória. Mesmo pressionando bastante, o time pernambucano não conseguiu furar o bloqueio defensivo lusitano.
A melhor oportunidade do Náutico foi aos 22 minutos, quando Philip chutou forte de fora da área e a bola carimbou o travessão do gol defendido por Weverton. O goleiro da Lusa ainda evitou o gol aos 36, quando Kieza recebeu sozinho dentro da área e chutou, mas o arqueiro fez nova defesa sensacional e garantiu o empate nos Aflitos.
Pela 21.ª rodada, o Náutico encara o Goiás, sexta-feira, às 20h30, no Estádio Serra Dourada, em Goiânia. Já a Portuguesa volta a campo no sábado, quando recebe o Paraná, às 16h20, no Estádio do Canindé, em São Paulo.
FONTE FUTEBOL INTERIOR