Palco da final da Copa América, o estádio Monumental de Nuñez permanecerá fechado por pelo menos 24 horas por conta de uma ordem emitida pelo promotor do Ministério Público Fiscal da Argentina, Gustavo Galante, que pediu o fechamento parcial para que sejam investigados os atos de violência feitos pela torcida do River Plate.
O Ministério Público argentino quer descobrir as causas dos incidentes ocorridos após o empate em 1 a 1 entre o River e o Belgrano, que determinou a queda da equipe de Buenos Aires para a segunda divisão local, e investigar se a direção do clube permitiu que entrassem no estádio 53 mil torcedores, 8 mil a mais que o permitido.
Os atos de violência de parte da torcida deixaram 68 feridos, entre eles 25 policiais, e levaram à detenção de 50 pessoas. A polícia informou que os vândalos incendiaram dois automóveis, danificaram 15 veículos da Polícia Federal e causaram grandes danos a lojas do comércio nos arredores do estádio, situado no bairro de Núñez, na zona nordeste de Buenos Aires.
Todos os feridos já tiveram alta, a exceção de um policial que permanece em estado grave em um hospital da força de segurança.
O Monumental de Nuñez foi designado como palco da final da Copa América, que será disputada a partir da próxima sexta-feira até o dia 24 de julho.
FONTE FOLHA DE SP