Neymar é "inegociável", diz Santos em nota

O presidente do Santos, Luis Alvaro de Oliveira Ribeiro, divulgou nota oficial sobre as seguidas especulações que envolvem o nome do atacante Neymar, de 19 anos.
No texto, Luis Alvaro trata o atleta como "inegociável, por razões técnicas, mercadológicas e afetivas."


Desde o título da Libertadores, na semana passada, o número de boatos sobre a saída de Neymar não param de crescer. O próprio presidente santista admitiu que cinco clubes europeus já se dispuseram a pagar a multa contratual de 45 milhões de euros que prende o jogador ao clube do litoral.





Na quarta-feira, o empresário de Neymar, Wagner Ribeiro, cogitou a possibilidade de o jovem ser negociado agora e só se apresentar ao novo clube em 2012. Ele reafirmou que Chelsea, Barcelona e Real Madrid são três dos times que concordam com o pagamento integral da multa rescisória.






A nota ainda diz que o Santos respeita as equipes que o procuram para demonstrar interesse na contratação de Neymar, mas repudia "qualquer agremiação que tentar o caminho inverso, distanciando-se de uma linha ética e razoável".






O comunicado ainda informa que, assim que Neymar voltar ao Santos, após a disputa da Copa América com a seleção, o clube e o jogador se reunirão. "Conversaremos sobre os esforços que o nosso clube continuará a fazer para mantê-lo aqui, feliz e amado, por muitos anos mais."






Leia a íntegra do comunicado





Diante das seguidas especulações sobre o futuro do nosso craque Neymar pela imprensa nacional e internacional, afirmo que, para o Santos FC, Neymar é inegociável por razões técnicas, mercadológicas e afetivas.






Tecnicamente, é o melhor jogador brasileiro em atividade. Foi decisivo na conquista de quatro títulos pelo Santos nos últimos 18 meses, mais o Pré-Olímpico pela seleção brasileira, no início do ano. É o maior ídolo da seleção nacional principal atuando no futebol do país, um fato que não se repetia há muitos anos.






Mercadologicamente, Neymar é um fenômeno midiático reconhecido por todo o mundo. Seu talento para produzir jogadas brilhantes dentro de campo é proporcional ao seu carisma, que tem sido utilizado como veículo de comunicação por uma série de marcas expressivas.






Afetivamente, Neymar é amado pelo Santos FC e pela torcida santista não apenas pelo que joga, mas, acima de tudo, pelo que é como ser humano. Suas seguidas manifestações de carinho pelo clube reforçam esta ligação umbilical. E este amor é compartilhado por outros milhões de brasileiros que o admiram independente da paixão clubística.






Frisadas as razões, informo que o Santos FC continuará adotando uma postura de respeito aos clubes que nos procuram interessados na contratação do atleta e de repúdio a qualquer agremiação que tentar o caminho inverso, distanciando-se de uma linha ética e razoável.






Independentemente disso, a resposta do Santos FC continua a ser não para qualquer sondagem ou proposta de repasse de seus direitos federativos. E assim que Neymar retornar a Santos --provavelmente com mais um título na bagagem--, conversaremos sobre os esforços que o nosso clube continuará a fazer para mantê-lo aqui, feliz e amado, por muitos anos mais.






Enquanto isso, o foco do atleta está totalmente voltado para a seleção brasileira que disputa a Copa América e o Santos FC respeitará este fato de interesse nacional.