Sem grandes estrelas, Coritiba tem melhor campanha do Brasil



Mesmo sem grandes investimentos, o Coritiba é a equipe com melhor aproveitamento no País









O Coritiba começou a temporada imbatível e os primeiros frutos começaram a ser colhidos neste domingo com a conquista do Campeonato Paranaense batendo justamente o Atlético-PR, na Arena da Baixada, pelo placar de 3 a 0.

Sem perder este ano ainda - são 26 jogos com apenas dois empates entre Estadual e Copa do Brasil - o time tem a melhor campanha entre os clubes brasileiros que disputam a Série A do Campeonato Brasileiro. Apenas o Flamengo tem campanha semelhante - o time carioca tem 20 jogos de invencibilidade, mas com 4 empates.

E com um ataque funcionando a todo vapor, 72 gols este ano, o Coritiba chegou neste domingo a 21 vitórias consecutivas, igualando o recorde do Palmeiras que em 2006 alcançou a mesma façanha.

E o time apostou na bola rolando para chegar a tantos gols este ano. Apenas oito surgiram de cobranças de falta, pênalti ou escanteio. Com velocidade e bom toque de bola o time foi envolvendo os adversários chegando à impressionante marca de aproximadamente 95% de aproveitamento.

O segredo do time de Marcelo Oliveira é a regularidade o elenco, mesmo sem jogar com os titulares, o treinador conseguiu fazer com que os substitutos correspondessem à altura. E assim, o Coritiba foi trilhando o caminho vitorioso.

Sem grandes estrelas no grupo, a eficiência nas finalizações foi o grande diferencial do Coritiba até aqui. Todos os jogadores que defenderam o time alviverde este ano, levando-s em conta àqueles que entraram com maior frequência, apenas Léo Gago ainda não deixou o seu gol, embora seja jogador importante nas assistências.

Mas o grupo liderado por Marcelo Oliveira tem outro segredo: a manutenção do elenco que foi campeão da Série B do Campeonato Brasileiro em 2010, ainda com Ney Franco como treinador. A base do time é do ano passado, ganhando a força de algumas contratações - sem investimentos exorbitantes - que se encaixaram perfeitamente no grupo.

Dos oito jogadores que chegaram para esta temporada, cinco tiveram participação grande na campanha alviverde: Davi, Anderson Aquino, Emerson, Everton Ribeiro e Eltinho. Jonas, Maranhão e Wilson Junior tiveram menos participação, mas também viraram boas opções no banco.

E Davi, com 13 gols e Anderson Aquino, com 10 chegaram com força total. Os dois fazem parte do quarteto fantástico do ataque do Coritiba, que tem ainda Bill, com 12 gols, e Marcos Aurélio. Juntos, eles marcaram 84% dos gols do time.





FONTE - TERRA ESPORTES