O domingo começou com festa para o Timão. Sob aplausos, Ronaldo subiu ao gramado e agradeceu o apoio da Fiel nos dois anos em que jogou pelo clube. Em homenagem ao Fenômeno, todos os atletas corintianos jogaram com um número nove na camisa. O nome do jogo, no entanto, a Fiel não esperava... Com um golaço de falta e outro em cobrança de pênalti, o lateral Fabio Santos marcou dois, Liedson fechou a conta, e o Corinthians venceu o clássico contra o Santos, no Pacaembu, por 3 a 1.
Nem mesmo o "intruso" Elano conseguiu estragar a festa corintiana... Apesar de ter feito boa partida e anotado o gol do Peixe, caiu o tabu do meia de nunca ter perdido para o Corinthians. Muito apagado, Neymar pouco produziu e fez uma de suas piores partidas com a camisa do Santos.
No reencontro de Adilson Batista com o Corinthians quase cinco meses após sua demissão, Fábio Santos, indicação de Tite, decidiu e abriu o caminho para a vitória. E como a festa era em Ronaldo, Liedson inspirou-se pelo clima das homenagens. Numa arancada que lembrou as do Fenômeno no passado, o Levezinho fuzilou o goleiro Rafael no finalzinho da segunda etapa e matou a partida!
Fábio Santos resolve!
Inspirados pelo calor que fazia na cidade de São Paulo, o jogo começou quente e com muitas faltas cometidas pelas duas equipes. O equilíbrio, no entanto, não durou muito. Aos poucos o Corinthians tomou a iniciativa do jogo, e passou a envolver o Pexe com rápidas subidas ao ataque pelas laterais.
O Santos, por outro lado, perdia o domínio no meio de campo e apostava, sem sucesso, nos contra-ataques. Nervoso em campo, o time do técnico Adilson Batista ainda cometia muitas faltas e tinha dificuldade em armar boas jogadas. Ao Timão, no entanto, faltava transformar o domínio em gols.
E se com a bola rolando estava difícil, o lateral Fábio Santos resolveu desencatar justamente no clássico. Numa cobrança de falta perfeita, já na metade do primeiro tempo, o lateral colocou a bola no ângulo de Rafael, indefensável. Um golaço e a vantagem corintiana consumada no placar.
Com Neymar apagado e bem marcado pelo zagueiro Wallace, substituto de Chicão, a esperança da torcida santista estava depositada em Elano. Em chutes de longa distância, o meia assustava Julio Cesar e o Peixe chegou até a equilibrar já no final da primeira etapa. O empate, por justiça, só poderia sair dos pés dele. Elano pegou um rebote na entrada da meia-lua e arriscou o chute, colocado, no ângulo de Julio Cesar. Outro lindo gol no Pacaembu, e o empate justo pelo que foi o primeiro tempo.
Na segunda etapa, só o tempo parecia ter mudado no Pacaembu. Enquanto uma chuva torrencial castigava o gramado e a qualidade do jogo, o panorama seguiu o mesmo do primeiro tempo. Inspirado, Elano continuava assustando e quase virou a partida aos 5 minutos, num forte chute que Julio Cesar foi buscar no ângulo.
Até que aos 12 minutos, o jgo acabou para o Peixe. Dentinho pedalou para cima de Adriano e foi derubado na área. Pênalti claro para o Corinthians e chance de voltar à frente no placar. Na cobrança, Fábio Santos chutou forte, marcou o segundo e devolveu a vantagem do clássico ao Timão!
Para Adilson Batista, só restou arriscar. O treinador colocou Maikon Leite e Zé Eduardo em campo, mandou o Santos ao ataque e ficou com a zaga exposta no final... Em um mal dia, no entanto, os atacantes santistas não finalizaram bem e o Timão só controlou a vantagem.
Controlou tão bem que deu tempo para marcar mais um! Num contra-ataque à la Ronaldo nos tempos áureos pela Seleção Brasileira, Liedson arancou em velocidade com a bola dominada, fuzilou o goleiro Rafael e matou qualquer chance de reação do Santos... Sob gritos de olé da Fiel, o Timão venceu, convenceu e colou ainda mais no líder do Paulistão!
Até a próxima partida, o Corinthians descansa no meio da semana e volta a campo só no próximo sábado, contra o Grêmio Prudente, no Pacaembu. Também pelo Paulistão, o Santos joga neste domingo, contra o São Bernardo, na Vila Belmiro.
FICHA TÉCNICA:
CORINTHIANS 3 X 1 SANTOS
Estádio: Pacaembu, em São Paulo (SP)
Data/hora: 20/2/2011 - 16h (de Brasília)
Árbitro: Raphael Claus
Renda e público:
Auxiliares: Luis Nilsen e Marcio Jacob
Cartões amarelos: Ralf, Wallace (COR); Possebon, Arouca, Danilo, Edu Dracena, Elano (SAN)
Cartões vermelhos: Não houve
GOLS: Fábio Santos, 23'/1°T (1-0); Elano, 41'/1°T (1-1); Fábio Santos, 15'/2°T (2-1); Liedson, 41'/2°T (3-1)
CORINTHIANS: Julio Cesar; Alessandro, Wallace, Leandro Castán e Fábio Santos; Ralf, Paulinho, Morais (Ramírez, 41'/2°T); Jorge Henrique, Dentinho (Bruno César, 30'/2°T) e Liedson. Técnico: Tite.
SANTOS: Rafael; Danilo (Zé Eduardo, 33'/2°T), Edu Dracena, Durval e Léo; Arouca, Rodrigo Possebon (Adriano, 8'/2°T), Róbson (Maikon Leite, 10'/2°T) e Elano; Neymar e Diogo. Técnico: Adilson Batista.
T